Instituições de ensino superior podem concorrer ao Prêmio Nacional de Educação em Direitos Humanos

17 de Setembro de 2008

direitos-humanos.bmpFaculdades e universidades públicas ou privadas de todo o Brasil podem inscrever trabalhos em duas categorias do Prêmio Nacional de Educação em Direitos Humanos, que busca identificar, reconhecer e estimular experiências no âmbito da Educação que promovam os Direitos Humanos.

A primeira é A Formação e a Pesquisa em Educação em Direitos Humanos e abrange as experiências de inclusão da Educação em Direitos Humanos nos currículos dos cursos de nível superior e pesquisa em nível de graduação e pós-graduação voltadas à Educação em Direitos Humanos.

A segunda categoria é voltada à Educação em Direitos Humanos na Extensão Universitária e contempla projetos de extensão universitária de Educação em Direitos Humanos, incluindo processos de formação continuada de profissionais e ações voltadas à comunidade.

A premiação é de R$ 15 mil para os primeiros colocados em cada categoria e R$ 5 mil para os segundos.

Os trabalhos podem ser inscritos pelas instituições isoladamente ou em parceria com outras entidades ou organizações da sociedade civil. Os conselhos escolares, grêmios estudantis e diretórios acadêmicos podem participar por meio da instituição a que estiverem vinculados. Cada instituição de ensino superior pode concorrer com um trabalho em cada categoria.

As inscrições, gratuitas, podem ser feitas até o dia 6 de outubro, por meio do formulário disponível no site da iniciativa, onde há informações complementares sobre o certame: www.educacaoemdireitoshumanos.org.br.

Sobre o Prêmio Nacional de Educação em Direitos Humanos - É uma iniciativa da Organização dos Estados Ibero-americanos para a Educação, a Ciência e a Cultura (OEI), em parceria com o Ministério da Educação (MEC) e a Secretaria Especial dos Direitos Humanos (SEDH) da Presidência da República, com o patrocínio e a execução da Fundação SM.

O Prêmio constitui um importante mecanismo para fortalecer as práticas educacionais brasileiras que promovem ações e instrumentos em favor da construção de uma cultura universal dos Direitos Humanos. Ele foi concebido como bienal para permitir, entre uma edição e outra, a troca de experiências e a reflexão sobre os projetos premiados, contribuindo para a consolidação de uma sociedade que afirme valores como a liberdade, a justiça, a igualdade, a solidariedade, a tolerância e a paz.