Faculdades e universidades públicas ou privadas de todo o Brasil podem inscrever trabalhos em duas categorias do Prêmio Nacional de Educação
A primeira é A Formação e a Pesquisa em Educação
A segunda categoria é voltada à Educação
A premiação é de R$ 15 mil para os primeiros colocados em cada categoria e R$ 5 mil para os segundos.
Os trabalhos podem ser inscritos pelas instituições isoladamente ou em parceria com outras entidades ou organizações da sociedade civil. Os conselhos escolares, grêmios estudantis e diretórios acadêmicos podem participar por meio da instituição a que estiverem vinculados. Cada instituição de ensino superior pode concorrer com um trabalho em cada categoria.
As inscrições, gratuitas, podem ser feitas até o dia 6 de outubro, por meio do formulário disponível no site da iniciativa, onde há informações complementares sobre o certame: www.educacaoemdireitoshumanos.org.br.
Sobre o Prêmio Nacional de Educação
O Prêmio constitui um importante mecanismo para fortalecer as práticas educacionais brasileiras que promovem ações e instrumentos em favor da construção de uma cultura universal dos Direitos Humanos. Ele foi concebido como bienal para permitir, entre uma edição e outra, a troca de experiências e a reflexão sobre os projetos premiados, contribuindo para a consolidação de uma sociedade que afirme valores como a liberdade, a justiça, a igualdade, a solidariedade, a tolerância e a paz.