Projeto Diálogos Culturais e Ambientais reúne hoje(16) estudantes na Faem

16 de Setembro de 2008

Inscrições ainda podem ser feitas via internet. Encontro terá a participação do consultor em negócios florestais da Key Associados e Instituto Totum, Jeanicolau Lacerda

O Projeto Diálogos Culturais e Ambientais, promovido pela Souza Cruz, com o objetivo de discutir com estudantes universitários questões relativas à cultura e à preservação do meio ambiente, chega a Pelotas nesta terça-feira(16), a partir das 14h, na Universidade Federal de Pelotas (UFPel), tendo como tema os Créditos de Carbono. O palestrante convidado é o consultor em Negócios Florestais da Key Associados e Instituto Totum, Jeanicolau Simone de Lacerda.
De acordo com o gerente de Assuntos Corporativos da Souza Cruz, Flávio Goulart, as inscrições gratuitas para o evento ainda podem ser feitas, pelo site do projeto: www.dialogosuniversitarios.com.br . Podem participar acadêmicos das mais diferentes habilitações, desde que maiores de 18 anos. O credenciamento inicia às 13 horas, seguido pela apresentação de um vídeo institucional. Após o debate, acontece a apresentação de uma peça teatral e coquetel de confraternização.
Alternativas - O Projeto Diálogos Culturais e Ambientais vai ao encontro dos estudantes universitários brasileiros na busca de alternativas práticas para a conservação do meio ambiente. Segundo o gerente de Assuntos Corporativos da Souza Cruz, Flávio Goulart, a idéia é proporcionar uma maior interação com os acadêmicos. “É no espaço universitário que muitos debates sobre sustentabilidade e preservação do meio ambiente nascem, daí a iniciativa de fomentarmos estas discussões dentro da esfera universitária”, destaca Goulart. Desde o início do projeto, há dois anos, mais de três mil estudantes já participaram dos debates sobre temas ligados à Preservação da Água, o Direito e a Proteção Ambiental, além do Consumo Consciente.
Próximos encontros - No dia 23 de setembro, o projeto tem encontro marcado com os estudantes da Universidade do Contestado, em Mafra (SC), e no dia 24, com os alunos da Fundação Universidade de Blumenau (FURB). Para conversar com os universitários, foi convidado o diretor executivo da Sociedade de Pesquisa em Vida Selvagem e Educação Ambiental (SPVS), Clóvis Borges, que vai falar sobre a Preservação da Natureza como Parte do Negócio.
Perfil do palestrante
Jeanicolau Simone de Lacerda é engenheiro florestal pela Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz”, com especialização na área quantitativa e de experimentação. Possui mais de 20 anos na área florestal e de meio ambiente, tendo atuado em importantes empresas da área de Papel e Celulose e Chapas como a Cia. Suzano, Bahia Sul e Duratex, bem como em empresas de consultoria e de projetos. Ao longo deste tempo foi responsável pela execução de inventários florestais, inventários de emissões de CO2 eq, estudos de cadeias produtivas, estudos de viabilidade econômico financeira, licenciamentos ambientais, licenciamentos de projetos urbanísticos, estudos alométricos, coleta e processamento de dados, treinamentos, planejamentos estratégicos, sistemas de informação geográfica, geoprocessamento, topografia, cartografia, análise de experimentos, além de atividades correlatas.
Publicou 13 trabalhos técnico-científicos nas áreas de geoprocessamento, modelagem estatística, inventário florestal e sistemas de informações geográficas, e sustentabilidade e carbono, além de outros em outras revistas e periódicos. Perito Judicial, em comarcas paulistas, em causas possessórias e ambientais, tendo sido, por quatro anos, presidente do Conselho de Meio Ambiente de Laranjal Paulista - SP.
Sua posição atual é consultor em negócios florestais, com ênfase em sustentabilidade e carbono, da Key Associados e Instituto Totum.
SERVIÇOO QUE: Edição do Projeto Diálogos Culturais e Ambientais
QUANDO: Terça-feira, dia 16 de setembro, às 14 horas
ONDE: Auditório da Faculdade de Agronomia Eliseu Maciel (Faem/UFPel) - Campus Universitário do Capão do Leão.
INSCRIÇÕES: www.dialogosuniversitarios.com.br