Epidemiologia Ocupacional em debate

16 de Setembro de 2008

A abertura do Curso de Epidemiologia Ocupacional foi realizada na manhã desta terça-feira(16), no auditório da Faculdade de Medicina da UFPel. Os professores do Programa de Pós-Graduação em Epidemiologia (PPGE) da Universidade, Luiz Augusto Facchinni e Anaclaudia Fassa fizeram a abertura do curso que discutirá em três dias temas relacionados à saúde ligada às profissões.

Interessados no tema vieram de vários lugares, como da cidade vizinha, Rio Grande, de São Leopoldo e também do estado do Rio de Janeiro. Facchini discutiu a saúde dos trabalhadores, o trabalho infantil e os riscos ocupacionais oriundos de determinadas profissões. Alunos do PPGE também estiveram presentes no auditório da Leiga a fim de compreenderem melhor essas questões.

As professoras Anaclaudia Fassa (PPGE), e Neice Faria (Faculdade Cenecista de Bento Gonçalves) abordaram o Nexo Técnico Epidemiológico, uma metodologia criada pela previdência social para comunicar de uma forma mais ágil e coerente o afastamento de um funcionário por motivo de doença. Ainda irão palestrar convidados de outros locais, como a professora Noemi MiyasaKa Porro, da Universidade Federal do Pará, e Fátima Ribeiro Neto, do Instituto Nacional do câncer.