Coordenadoria de Comunicação Social

Universidade Federal de Pelotas

Conservatório de Música completa 90 anos

16 de Setembro de 2008


cons-musica-pb.JPG Nesta semana, mais precisamente na quinta-feira(18), o Conservatório de Música da UFPel completa 90 anos de atividades ininterruptas. A diretora da unidade, professora Isabel Nogueira, destaca, entre as atividades desenvolvidas, o ensino da música, a promoção de concertos, o intercâmbio com algumas das mais significativas personalidades e instituições de Pelotas e o papel de espaço de sociabilidade e de troca de experiências desempenhado pela unidade.

Para comemorar a data, está sendo realizada uma série de concertos vinculados à passagem dos 90 anos da unidade e também aos 120 anos da Caixa Econômica Federal em Pelotas, que contam com o apoio do Sesi.

“O primeiro concerto da série será um evento muito especial, tendo em vista que congregará professores da casa e convidados em um concerto diversificado, envolvendo tanto o repertório consagrado, como a música brasileira e a nova música contemporânea no dia 18 de setembro, quinta-feira, às 20h”, avisa a diretora. O dia 18 de setembro é a data de fundação do Conservatório de Música, em 1918.

Neste concerto, serão apresentadas, pela primeira vez em Pelotas, obras de música eletroacústica, técnica de composição que utiliza sons produzidos ou processados eletronicamente, e serão estreadas obras compostas pelos dois professores do recentemente criado curso de Composição Musical da UFPel Rogério Constante e Luciano Zanatta.

Presente em Pelotas desde 5 de julho de 1888, a Caixa Federal tem se dedicado a fomentar a cultura, recuperando e preservando o patrimônio histórico e apoiando programas e ações que dão ânimo novo para entidades culturais, oportunidades para artistas e chance para pessoas excluídas terem acesso à arte.

“A Caixa vê a arte sob todos os ângulos, olhando para a cultura e trabalhando em todas as frentes para que esta possa ser vista e sentida por todos. É a cultura gerando emprego, renda, inserção social e desenvolvimento urbano no país”, considera a diretora do Conservatório.

O Sesi tem sido um forte apoiador das atividades promovidas no Conservatório de Musica há vários anos, proporcionando a realização de concertos com artistas de renome nacional e internacional e sendo parceiro da escola na realização de masterclasses, montagens operísticas e outros eventos, dando mostras significativas da importância que possui a cultura dentro de seu programa de atividades.

Os concertos comemorativos pretendem reunir estas duas instituições indelevelmente marcadas na história da cidade em uma comemoração onde a Cultura, Memória e Arte, marcas de orgulho de Pelotas, serão a pauta, celebrando os 90 anos do Conservatório de Música e os 120 anos da Caixa em Pelotas, com apoio do Sesi, também significativa instituição para a arte e a cultura do Rio Grande do Sul. Os eventos serão abertos à comunidade, que terá acesso aos ingressos mediante a doação de um quilo de alimento não perecível. Estes alimentos serão doados pela Caixa Econômica Federal e Conservatório de Música ao Banco de Alimentos Madre Tereza de Calcutá, apoiados pelo Sesi.

Confira toda a programação no arquivo cronograma.doc .

Uma história longa, rica e profícua

O Conservatório de Música de Pelotas foi fundado a 18 de setembro de 1918 como instituição particular, sendo a primeira instituição oficial fundada especialmente para o ensino da música na cidade; a segunda entidade no gênero a ser fundada no Rio Grande do Sul, e a quinta no Brasil. Desde sua criação, o Conservatório de Pelotas foi a única instituição para o ensino musical com atividade ininterrupta na cidade, e seu salão de concertos é um dos mais antigos no Brasil em atividade. A situação econômica e a tradição cultural e musical da cidade de Pelotas entram em consonância com o projeto de “interiorização da cultura artística”, idealizado por José Corsi e pelo professor Guilherme Fontainha (1887-1970), então diretor do Conservatório de Música de Porto Alegre, instituição fundada em 22 de abril de 1908.

Este projeto idealizado por Corsi e Fontainha pretendia a criação de um movimento cultural autônomo no Rio Grande do Sul, através do “estabelecimento de uma rede de centros culturais que permitisse a circulação permanente de artistas nacionais e internacionais, além de também promover a educação musical da juventude” (Caldas, 1992).

Os primeiros professores do Conservatório de Música de Pelotas foram Antonio Leal de Sá Pereira, diretor e professor de piano; e Andino Abreu, professor de canto. Antonio Leal de Sá Pereira, pianista e pedagogo baiano, realizou sua formação musical durante 17 anos de estudos na Europa; e sua atuação marca os pilares da formação realizada no Conservatório: a valorização da música brasileira e da música de câmara. Igualmente o fez Andino Abreu, primeiro professor de canto desta instituição, cantor responsável pela divulgação do repertório da mais nova musica brasileira da época, e que imprime esta mesma marca no repertorio dos alunos de canto da escola. Andino Abreu foi um dos primeiros intérpretes de Camargo Guarnieri; e foi também responsável pela realização, em Paris, das primeiras gravações mundiais das canções de Villa-Lobos, com Lucília Villa-Lobos, esposa do compositor, ao piano.

Sá Pereira foi também diretor do Centro de Cultura Artística de Pelotas, publicou artigos e criticas sobre musica nos jornais da cidade de Pelotas e foi responsável pela formação do Coro dos Mil, um coro de mil vozes que cantou diante da Prefeitura nas comemorações do Centenário da Independência do Brasil. Sá Pereira e Andino Abreu atuaram no Conservatório de Musica no período de 1918 a 1923.

O Conservatório de Música de Pelotas foi municipalizado em 1937 e participou do processo de fundação da Universidade Federal de Pelotas, em 1969, passando a ser unidade de ensino em novembro de 1983. A escola dedicou-se, desde a sua fundação, às atividades de ensino e de promoção de concertos, sendo na atualidade a única sala de concertos em atividade na cidade de Pelotas, oferecendo mais de oitenta concertos gratuitos anualmente. Juntamente com o Conservatório de Música, funcionaram o Centro de Cultura Artística, de 1919 a 1922, e a Sociedade de Cultura Artística, de 1940 a 1974, sendo responsáveis pela vinda à cidade de Pelotas de grande nomes da cena artística internacional, como Arthur Rubinstein, Andrés Segóvia, Cláudio Arrau, Ignaz Friedman, Alexandre Brailowsky, Francisco Mignone, Magdalena Tagliaferro, entre outros. 

Em 1994 foi fundada a Sociedade Amigos do Conservatório de Música, que apóia os concertos e eventos realizados pela escola. Os professores formados pelo Conservatório exerceram atividades de ensino em escolas, sendo responsáveis pela formação musical e pela educação estética da comunidade, atuando como concertistas ou professores de música. O Conservatório desenvolve atividades de extensão, onde se destacam os concertos e os Cursos de Extensão em Canto e Instrumentos. “Destacamos também as atividades de pesquisa sobre a história da música na cidade de Pelotas, desenvolvidas a partir de 2001, que vem obtendo reconhecimento nacional e internacional. Em 2008, foi criado o Curso Bacharelado em Composição Musical, e está prevista para 2009 a criação do Bacharelado em Musicologia”, frisou a diretora.

Em 2003, o Conservatório de Música da UFPel foi homenageado pela Câmara de Vereadores de Pelotas, e em 2004, foi reconhecido como Patrimônio Cultural do Estado pela Assembléia Legislativa do Rio Grande do Sul.

            Um ícone para a cidade

A diretora destaca a importância do Conservatório para o ensino, como espaço para concertos e apreciação musical, na renovação do repertório costumeiramente ouvido na cidade e como espaço de sociabilidade de intercâmbio de saberes musicais.

Ela lembra que mesmo que o Conservatório tenha possuído um número não muito elevado de alunos em seus começos, quando era instituição particular de ensino, quando foi municipalizado chegou a receber 500 matrículas de alunos nos diversos instrumentos. Ao mesmo tempo, estes alunos da escola foram responsáveis por ministrar aulas em outras instituições, como os corais da cidade, as bandas militares, ou a Banda Musical União Democrata.

Desta forma, configura-se uma relação estreita do Conservatório com algumas das mais significativas instituições e personalidades de Pelotas, como os corais e bandas, a Sociedade União Democrata, o Theatro Sete de Abril (uma vez que diversos concertos da escola eram realizados neste teatro) e a Bibliotheca Pública Pelotense (tendo em vista que por um período de tempo o Conservatório funcionou naquela instituição, para que reformas em sua estrutura pudessem ser realizadas).

Além disto, a professora Isabel Nogueira ressalta a importância de Dona Velha, esposa do escritor João Simões Lopes Neto, que por diversos anos atuou como secretária do Conservatório, figura ímpar na memória dos alunos e professores da casa e representante dos estreitos laços que uniam a intelectualidade pelotense com a escola.

Antonio Leal de Sá Pereira e Andino Abreu: os primeiros professores

Antonio Leal de Sá Pereira, importante intelectual brasileiro cuja formação deu-se em um período de 17 anos de estudos realizados entre França, Suíça e Alemanha, foi diretor artístico e professor de piano do Conservatório de Musica de Pelotas no período 1918-1923, transferindo-se para São Paulo neste mesmo ano para fundar a Ariel - Revista de Cultura Musical, em conjunto com Mário de Andrade. Durante estes cinco anos em Pelotas, primeira cidade em que Sá Pereira radicou-se logo que voltou ao Brasil; desenvolveu um importante trabalho promovendo mudanças no panorama cultural da cidade. Encontramos, a partir dos estudos realizados para nossa tese de doutorado, que Sá Pereira incentivou junto às alunas do Conservatório a interpretação da musica brasileira e da musica contemporânea para a época, fazendo com que estas interpretassem Claude Debussy e Heitor Villa-Lobos ns audições publicas da escola no ano de 1919. Além disso, formou um coro de mil vozes que cantou diante da Prefeitura nas comemorações do Centenário da Independência do Brasil e publicou artigos e críticas sobre música nos jornais de Pelotas.

Andino Abreu, que foi professor de canto na cidade neste mesmo período, foi cantor de sólida experiência nos palcos, desenvolvendo repertório de música brasileira e música de câmara numa época em que este repertório era menos valorizado socialmente do que a ópera. Já radicado em São Paulo, Andino foi um dos primeiros intérpretes de Camargo Guarnieri e foi também responsável pela realização, em Paris, das primeiras gravações mundiais das canções de Villa-Lobos, com Lucília Villa-Lobos, esposa do compositor, ao piano.

             Atualidade do Conservatório de Música.

O Conservatório pertence desde 1984 à Universidade Federal de Pelotas, sendo considerado como unidade de ensino superior agregada desde 1969.

“Hoje oferecemos cursos de Bacharelado em Canto, Piano, Violão, Violino e Flauta Transversal, além do recentemente criado curso de Composição Musical. O curso de Composição Musical vem a atender uma antiga demanda da comunidade, que alia os estudos de interpretação em música já existentes com o trabalho de composição musical através das técnicas tradicionais e das técnicas mais contemporâneas, proporcionando a audição de obras novas”, considera a diretora.

O Conservatório de Música é hoje a única sala de concertos em atividade na cidade de Pelotas. No mês de agosto foi adquirido um novo piano de concerto da marca Kawai, que proporcionará vários outros concertos para a cidade. O último piano de concerto adquirido em Pelotas foi em 1976, o piano Yamaha do Conservatório de Música, e foi inaugurado pelo pianista Roberto Szidon.

As próximas metas incluem a troca das cadeiras do auditório, que com sua música particular acompanham as atividades da escola desde 1950; bem como a reforma da sala de concertos. Está previsto para 2008 e 2010 a criação de três novos cursos de Bacharelado, a saber Ciências Musicais (Musicologia e Etnomusicologia), Regência Coral e Música Popular.

“Pretendemos ainda a ampliação das instalações do Conservatório a partir da transferência de parte das atividades didáticas para o prédio da antiga Alfândega, que será reformado e adaptado para o uso do Conservatório de Musica. Ao mesmo tempo, manteremos as aulas de extensão e a Sala de Concertos Milton de Lemos em nosso atual prédio da rua Felix da Cunha, 651, tendo em vista ser este o prédio em que a escola funcionou desde sua fundação, já havendo uma estreita vinculação entre a escola e este local no imaginário da cidade de Pelotas”, disse a professora Isabel.

O Conservatório de Música oferece à comunidade de Pelotas projetos de extensão desenvolvidos de forma continuada, como o curso de Extensão em Canto e Instrumentos, que oferece aulas de teoria e prática musical; o projeto Tertúlias Musicais, que acontece quinzenalmente às sextas feiras, às 19h, oferecendo concertos gratuitamente à comunidade, a revista do Conservatório de Música, publicação de artigos acadêmicos sobre música, entre outros.

Os projetos de pesquisa em música vêm obtendo projeção mais recente e significativa, alcançando reconhecimento nos estudos sobre história da música na cidade de Pelotas e Rio Grande do Sul. “Citamos a publicação do livro História Iconográfica do Conservatório de Musica da UFPel, em 2005, através da Lei de Incentivo à Cultura, como marco deste processo”, ressaltou a diretora.

Recuperando a história da música através dos jornais.

Conforme a professora Isabel, atualmente, esta sendo procedido o trabalho com jornais, que pretende recuperar as dimensões da prática musical e espaços de música em Pelotas, através do Projeto Música de Papel, que tem o objetivo de dar continuidade aos procedimentos que tratam do levantamento de material de fonte primária que possam municiar o estudo reflexivo da história da música em Pelotas e no Rio Grande do Sul.

“Realizamos o levantamento, digitalização e sistematização de todas as notícias sobre a temática Música publicadas nos periódicos da cidade de Pelotas no período de 1918 a 1923. Desta forma, pretende-se obter material de fonte primária para a reflexão sobre os diversos papéis da música na sociedade neste momento”, considerou a professora.

Para a consecução do projeto, está sendo realizada uma varredura nos jornais do Centro de Documentação e Obras Valiosas da Bibliotheca Pública Pelotense, analisando cada jornal dia a dia, realizando a cópia de cada notícia encontrada, sua posterior digitalização, elaboração de categorias segundo as temáticas observadas nos artigos e notícias e realização de um catálogo do material pesquisado.

A partir do levantamento de notícias publicadas em jornais de circulação na cidade de Pelotas no período 1918-1923, pretende-se obter dados sobre concertistas e seu repertório, professores de música, notícias de concertos, espaços musicais, operetas, música nos cafés e nos teatros bem como partituras comercializadas, dados que não existem hoje em nenhum arquivo musical constituído no estado. O período escolhido como marco temporal para a pesquisa refere-se à permanência de Sá Pereira e Andino Abreu em Pelotas.

Escritos para consumo imediato, os periódicos são importante fonte de pesquisa sobre música e sua recepção. “Também retratam a sociedade da época, mostrando como esta se apresenta, ou como pretende ser ou parecer. Tomam para si a educação de padrões estéticos do bom gosto, demonstrando tanto nas crônicas como nos artigos a respeito de compositores selecionados como importantes, bem como na fixação de referenciais estéticos e de comportamento”, observou a diretora do Conservatório.

 

 

Seção: Notícias