Antropólogo Roberto DaMatta ministra Aula Inaugural dos Novos Cursos da UFPel

16 de Setembro de 2008

damatta.jpgO renomado antropólogo Roberto DaMatta será o ministrante da Aula Inaugural dos Cursos Novos da UFPel, na próxima sexta-feira(19), às 19h, no Auditório do Colégio São José (rua Félix da Cunha, 400). Promovida pela Pró-Reitoria de Graduação, a palestra terá como tema “A Antropologia no quadro das ciências: O contexto brasileiro”.

A palestra, aberta aos demais alunos ingressantes em 2008, valerá como certificação para atividade complementar aos estudantes, que serão dispensados das aulas na noite de sexta-feira. As inscrições serão feitas no local.

Roberto DaMatta é antropólogo e professor titular da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Cursou Graduação e Licenciatura em História pela Universidade Federal Fluminense, Especialização em Antropologia Social pelo Museu Nacional, M.ª e Ph.D pelo Peabody Museum da Universidade de Harward. Foi chefe do Departamento de Antropologia do Museu Nacional e coordenador do seu programa de pós-graduação em Antropologia Social. É professor emérito da Universidade de Notre Dame(EUA), onde ocupou a Cátedra Ver. Edmund Joyce, c.sc. de Antropologia.

O palestrante realizou pesquisas etnológicas entre os índios Gaviões e Apinayé. Sua obra ultrapassa a fronteira da antropologia ao interpretar o Brasil em seus dilemas e ambigüidades. Foi pioneiro nos estudos de rituais e festivais em sociedades industriais, tendo investigado o Brasil como sociedade e sistema cultural por meio do carnaval, do futebol, da música, da comida, da cidadania, da mulher, da morte, do jogo do bicho e das categorias de tempo e espaço.

DaMatta é um dos pensadores mais brilhantes da atualidade e seus livros fazem sucesso além das fronteiras da Antropologia. Prova disso é que, em 2006, foi incluído na lista dos “100 brasileiros geniais” do jornal O Globo, e no ano de 2007 integrou a lista da revista Época, entre os “100 brasileiros que mais fazem acontecer”. Com mais de 20 livros publicados, seu destaque não se restringe ao âmbito nacional, onde é Membro Titular da Academia Brasileira de Ciências, pois também é membro estrangeiro da American Academy of Arts and Sciences, dos Estados Unidos.