Pesquisa analisa anemia em Pelotas

15 de Setembro de 2008

Uma das medidas adotadas pelo Ministério da Saúde no combate à anemia foi instituir a obrigatoriedade da fortificação com ferro, de todas as farinhas de trigo e milho produzidas no país a partir de julho de 2004.

O Centro de Pesquisas Epidemiológicas da UFPel, que atua como colaborador de Ministério da Saúde para estudos de nutrição, iniciou nesta mesma época, um estudo coordenado pela nutricionista, professora da Faculdade de Nutrição e do Programa de Pós-Graduação em Epidemiologia da UFPel (PPGE), Maria Cecília Assunção que busca verificar o impacto desta medida na redução da anemia em crianças menores de seis anos.
Em 2004, antes da fortificação das farinhas, a presença de anemia foi investigada em uma amostra representativa das crianças de Pelotas. Em 2005 e 2006, após a fortificação, novas pesquisas com o mesmo objetivo foram realizadas buscando verificar se houve diminuição da freqüência desta carência nutricional.
Neste ano, mais uma pesquisa será realizada. A partir do dia 17 de setembro, uma equipe formada por dez nutricionistas e três técnicas em enfermagem, devidamente identificadas e treinadas, começarão a visitar algumas casas para colher informações de aproximadamente mil crianças distribuídas em várias zonas da cidade, com o objetivo de, mais uma vez, verificar a situação da anemia.
As profissionais abordarão com os pais questões sobre o estado nutricional e alimentação de seus filhos menores de seis anos, da estrutura familiar e também, quando autorizadas, farão um teste para detectar a anemia, cujo resultado é obtido no momento do exame, através da coleta de uma gota de sangue na ponta do dedo da criança. Entre as crianças entrevistadas, 10% serão sorteadas para realizar um exame de sangue mais completo, também coletado em casa, que vai mostrar como estão os estoques de ferro no seu organismo.
Os professores do PPGE Aluísio Barros, Cesar Victora, Denise Gigante e Iná dos Santos compõem a equipe deste estudo que deverá contribuir para que o Ministério da Saúde conclua se a medida de adição de ferro às farinhas foi capaz de diminuir a freqüência desta condição em crianças em idade pré-escolar. Os estudos anteriores mostraram que, em Pelotas, de cada 10 crianças, três apresentam anemia.