Reviver nos 8 anos do Corredor Arte do HE

12 de Setembro de 2008

corredor-de-arte.JPGDeborah Blank Mirenda coloca à apreciação do público trabalhos inéditos de uma leitura diferente de flores. “As flores não como elas são, mas como eu vejo, como eu sinto”, a frase da artista resume o trabalho feito especialmente para a exposição de aniversário do Corredor Arte do Hospital-Escola da UFPel.

Artista plástica experiente, com décadas de atuação, Deborah apresenta sólida formação na área. É formada em Artes Plásticas pela UFRGS, Desenho pela Faculdade de Filosofia da PUC e Pedagogia também pela UFRGS, Pós-Graduada em Orientação Educacional pela UCPel, além de possuir Curso intensivo de Arte na Educação pela Escola de Arte do Brasil, no Rio de Janeiro.
Deborah deu o nome à exposição devido a uma nova fase da vida. “Depois de passar por uma cirurgia muito complicada, que eu pensava que não iria suportar, passei a olhar as coisas de uma forma diferente e as flores mexeram muito comigo”, explica a artista, emocionada.
Mesmo preocupada com o equilíbrio e beleza do todo, a artista cria as obras sem pensar muito e sem se prender em detalhes. “Procuro colocar no papel exatamente o que sinto, sempre buscando equilíbrio e harmonia. Desconsidero o detalhismo, pois tenho a necessidade de me expressar rapidamente”, conta.
A exposição traz frases da artista e uma poesia que complementam a possibilidade de leitura das obras, todas com flores, mas nenhuma igual à outra. “Estas obras não são como as outras que eu fiz, pois cada fase da minha vida é uma fase do meu trabalho”.
O Corredor Arte comemora com esta exposição, o sucesso de oito anos do resultado de uma parceria entre o Hospital Escola e o Instituto de Artes e Design da UFPel, com o objetivo de humanizar o ambiente hospitalar através da arte. O espaço reservado para receber obras de artistas pelotenses e da região, é atualizado quinzenalmente, renovando não só suas cores e formas, mais também a vida e a esperança de pacientes, acompanhantes e colaboradores que admiram essas telas.
A 175º mostra do Corredor Arte pode ser visitada até o dia 24 de setembro, no corredor principal do Hospital Escola UFPel/FAU.