Coordenadoria de Comunicação Social

Universidade Federal de Pelotas

Série de Concertos Comemorativos aos 90 anos do Conservatório de Música da UFPel e 120 anos da CEF

11 de Setembro de 2008

No ano de 2008, o Conservatório de Música da UFPel completa 90 anos de atividades ininterruptas, com destaque para o ensino da música, a promoção de concertos, o intercâmbio com algumas das mais significativas personalidades e instituições da cidade de Pelotas, bem como espaço de sociabilidade e troca de experiências.
Para comemorar a data, está sendo realizada uma série de concertos, comemorativa aos 90 anos do Conservatório de Música e também aos 120 anos da Caixa Econômica Federal em Pelotas. A programação conta também com o apoio do Sesi.
O primeiro concerto da série, na quinta-feira, 18 de setembro, data de fundação do Conservatório de Música, em 1918, será realizado, às 20h, um evento muito especial, pois congregará professores da casa e professores convidados em um programa diversificado, envolvendo tanto o repertório de concertos consagrado como a música brasileira e a nova música contemporânea.
Nesse concerto, serão apresentadas pela primeira vez em Pelotas, obras de música eletroacústica, técnica de composição que utiliza sons produzidos ou processados eletronicamente, e serão estreadas obras compostas pelos professores do recentemente criado Curso de Composição Musical da UFPel, os docentes Rogério Constante e Luciano Zanatta.
O Concerto refletirá a diversidade do trabalho realizado no Conservatório. A multiplicidade de gêneros e estilos do repertório no concerto vem ao encontro do momento de celebração dos 90 anos da instituição. “A produção artística beneficia-se da diversidade, da troca, e assim oferecemos um concerto que abriga obras distantes no tempo e estilo, mas irmãs como produtos artísticos humanos”, observa a diretora do Conservatório de Música, professora Isabel Nogueira.
O Concerto de Professores e Convidados é o primeiro de uma série de concertos comemorativos, distribuídos ao longo do segundo semestre de 2008 e que conta com o apoio do Sesi e o patrocínio da Caixa Econômica Federal (CEF).
Presente em Pelotas desde 5 de julho de 1888, a CEF tem se dedicado a fomentar a cultura, recuperando e preservando o patrimônio histórico e apoiando programas e ações que dão ânimo novo a entidades culturais, oportunidades para artistas e chance para pessoas excluídas terem acesso à arte.
“A Caixa vê a arte sob todos os ângulos, olhando para a cultura e trabalhando em todas as frentes para que esta possa ser vista e sentida por todos. É a cultura gerando emprego, renda, inserção social e desenvolvimento urbano no país”, opina Isabel.
O Sesi tem sido um forte apoiador das atividades promovidas no Conservatório de Musica há vários anos, proporcionando a realização de concertos com artistas de renome nacional e internacional e sendo parceiro da escola na realização de masterclasses, montagens operísticas e outros eventos, numa demonstração significativa da importância dada à cultura dentro de seu programa de atividades.
“Os concertos comemorativos pretendem reunir estas duas instituições indelevelmente marcadas na história da cidade em uma comemoração onde a Cultura, Memória e Arte, marcas de orgulho de Pelotas, serão a pauta, celebrando os 90 anos do Conservatório de Música e os 120 anos da Caixa Econômica Federal em Pelotas, com apoio do Sesi, também significativa instituição para a arte e a cultura do Rio Grande do Sul”, conclui a diretora do Conservatório.
Os concertos serão abertos à comunidade, que terá acesso aos ingressos mediante a doação de um quilo de alimento não perecível. Estes alimentos serão doados ao Banco de Alimentos Madre Tereza de Calcutá.
Conheça o cronograma de toda a série de concertos no arquivo cronograma-conservatorio.doc e confira a seguir um breve curriculum dos músicos participantes:
Quarteto Maogani
Criado em 1995, o Maogani trouxe para a música brasileira novos caminhos, explorando uma formação instrumental pouco usual no cenário popular. Tem como marcas registradas sua sonoridade inconfundível, seus elaborados arranjos e as interpretações que unem a delicadeza da música de câmera ao vigor e à espontaneidade da música popular.
Trio Elas por Elas
O grupo formado pela pianista Olinda Alessandrini, a violoncelista Inge Schmiedt e a violinista Hella Frank, executa um repertório com composições criadas por mulheres numa época em que a música era atividade essencialmente masculina. Com extensa experiência camerística, o trio tem apresentado um repertório pouco conhecido para esta formação em diversas cidades do país.

Laura de Souza - Soprano
Bacharel em Piano pelo Instituto de Artes da UFRGS, iniciou seus estudos de canto no Rio de Janeiro, dando continuidade na Europa. Venceu Concursos Internacionais de Canto na Itália, (1988) e Rio de Janeiro (1991) e integrou o elenco estável do Staatstheater Kassel e do Deutsches Nationalteather Weimar, Alemanha. Atuou como convidada em teatros, salas de concerto, temporadas líricas e festivais da Dinamarca, Bielo-Rússia, Alemanha, Brasil e Estados Unidos. É fundadora e diretora de projetos pedagógicos como Ópera Jovem, Lied em Cena,Verões Musicais e Encontro Intensivo de Ópera, apoiado pelo Instituto Goethe de Porto Alegre.

Max Uriarte
Graduado em Piano pela UFRGS, aperfeiçoou-se na “Hochschule für Musik” de Viena e no “Konservatorium und Musikhochschule” de Zurique. Radicado na Europa de 1986 a 1999, desenvolve atualmente intensa atividade como camerista e solista das mais importantes orquestras brasileiras. É o pianista do Neukomm Trio e diretor artístico de Festival “Verões Musicais”.

Lucas Debevek-Mayer
Natural de Buenos Aires, de descendência eslovena, Lucas é um dos mais destacados cantores argentinos de sua geração. Estudou filosofia e música, na Argentina e Europa. Ganhou os primeiros prêmios em concursos de ópera e música de câmara na Argentina e Itália. Atua em festivais na Europa e nos mais importantes teatros da Argentina, onde destaca-se nos papeis mozartianos. Em seus mais de 200 recitais realizados, estão incluídos ciclos completos de Schubert, Schumann, Brahms, Mahler, Faure, Duparc, Ibert, entre outros. É solicitado por sua excelente musicalidade em oratórios, réquiens e missas. A Associação de Críticos da Argentina elegeu-o como Melhor Cantor da Temporada 2004.

Rosana Schiavi
Natural de Santa Fé, realizou seus estudos de canto na Argentina, Holanda e Alemanha.. Foi premiada no Concurso de Orquestra Maio em Buenos Aires (1995), 3° Prêmio no Concurso Internacional de Canto Bidú Sayão (2003), 3° Prêmio no Concurso Vocês Líricas Ciudad de Rosário, Argentina (2005) e Menção Especial no Concurso de Canto Aldo Baldin (2005). Realizou recitais e concertos na Argentina, Holanda, Alemanha, Espanha e Itália e participa de montagens de operas e oratórios. Atualmente trabalha seu repertório sob a orientação da pianista Susanna Cardonet.

Carlos Morejano
Bacharel em piano pela UFRGS, desenvolve intensa atividade como repertorista e acompanhador em festivais de música e masterclasses no Brasil, Espanha e Estados Unidos; atuando também como pianista preparador em montagens operísticas em Porto Alegre e no Festival Amazonas de Ópera. Lançou, em 2007, CD com obras inéditas do Pe. José M. Nunes Garcia pela Academia Brasileira de Música, sob regência do Mto. Ernani Aguiar. Atualmente é professor de Piano e Teoria da UFPel e é responsável pela área de cultura da Associação Médica do Rio Grande do Sul.

 

Seção: Notícias