Curso de Epidemiologia Ocupacional será na Medicina

11 de Setembro de 2008

Devido ao número de inscritos que ultrapassou a cem, o Curso de Epidemiologia Ocupacional oferecido pela Universidade Federal de Pelotas, através do Programa de Pós-Graduação em Epidemiologia (PPGE), não será mais no auditório Kurt Kloetzel do Centro de Pesquisas Epidemiológicas. O curso, que acontece de 16 a 18 de setembro, será realizado no auditório da Faculdade de Medicina da UFPel.
Dentro da programação do evento, os professores Luiz Augusto Facchini e Anaclaudia Gastal Fassa abordarão temas de interesse da comunidade acadêmica e profissional, com ênfase para questões como: Epidemiologia Ocupacional, exposição ocupacional a cancerígenos, saúde do trabalhador rural, trabalho Infantil e problemas de comportamento, condições de trabalho e saúde em trabalhadores de enfermagem, entre outros.
Profissionais de diversas instituições também deverão esclarecer os participantes a respeito dos assuntos propostos, como a doutora em Saúde Pública pela Universidade de São Paulo (USP), professora adjunta da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) e pesquisadora do Instituto Nacional de Câncer (INCA) Fátima Ribeiro Neto, a professora Noemi Miyasaka Porro que é doutora em Antropologia Social pelo Departamento de Antropologia da Universidade da Flórida em Gainesville e professora adjunta Universidade Federal do Pará (UFPA), entre outros capacitados na abordagem dos temas.

PROGRAMAÇÃO PARA OS TRÊS DIAS
16 de setembro - Terça-feira
8h30min
*Abertura - Luiz Augusto Facchini e Anaclaudia Fassa (PPGE - UFPel), Neice Faria - Secretaria Municipal de Saúde (SMS) e Faculdade Cenecista de Bento Gonçalves (FACEBG);
14h
*Exposição ocupacional a cancerígenos e Utilização da Matriz de Exposição Ocupacional no Brasil - Fátima Ribeiro Neto (INCA);
*Saúde do trabalhador rural - Neice Faria.
17 de setembro - Quarta-feira
8h30min
*Trabalho Infantil e Problemas de Comportamento (Projeto) - Marinel Mór Dall’Agnol (doutoranda PPGE - UFPel);
*Desafios à saúde de povos e comunidades tradicionais: Uma abordagem antropológica - Noemi Miyasaka Porro (UFPA);
*Trabalho infantil no extrativismo do coco babaçu e seu impacto na saúde: Resultados do modelo operário - Anaclaudia Gastal Fassa.
*Trabalho Infantil e Problema de Comportamento - Anaclaudia Gastal Fassa;
Trabalho Informal e Saúde: Um estudo transversal em crianças trabalhadoras de Pelotas: RS - Anaclaudia Gastal Fassa;
*Determinantes da inserção precoce no trabalho com ênfase em uma alternativa metodológica para análise de dados longitudinais - Anaclaudia Gastal Fassa.

18 de setembro - Quinta-feira
8h30min
Condições de trabalho e saúde em trabalhadores de enfermagem em hospitais universitários públicos - Ana Lúcia Kirchhof - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM);
Condições de trabalho e saúde em trabalhadores de atenção básica - Leila Posenato Garcia (Fiocruz - Brasília);
A saúde do trabalhador no município de Alegrete - RS: uma análise de dados secundários - Paula Quilião (mestranda profissionalizante - PPGE - UFPel).
14h
*Trabalho e Saúde dos Catadores de lixo - Marcelo Cozzensa da Silva - Escola Superior de Educação Física (ESEF - UFPel);
Encerramento - Prospecção de colaborações e futuras pesquisas - Luiz Augusto Facchini.

HOSPEDAGEM EM PELOTAS
Curi Palace Hotel - Rua General Osório, 1279. Centro.
Fone: (53) 3227-7377.
Hotel Jacques Georges - Rua Gonçalves Chaves, 512. Centro
Fone: (53) 3284-9000.
Hotel do Léo - Rua Marechal Deodoro, 502. Centro.
Fone : (53) 3227-8977.
Hotel Manta - Rua General Neto, 1131. Centro.
Fone: (53) 3225-2411.
Hotel Aleppo - Rua General Osório, 708. Centro.
Fone: (53) 3225-3950.