Arquitetura presente no Seurs

5 de Setembro de 2008

A Faculdade de Arquitetura e Urbanismo participou do XXVI Seurs (Seminário de Extensão Universitária da Região Sul) em Maringá - PR, nos dias 21 a 23 de agosto, juntamente com a equipe para liderada pela Pró-Reitoria de Extensão e Cultura. Os trabalhos da FAUrb apresentados versaram sobre produção artística e cultural em mídia digital e sobre sistemas de informações geográficas, destacados no III Salão de Extensão e Cultura da UFPel, nas áreas de produção artística e meio ambiente, respectivamente.
O trabalho intitulado “Projetos Arquitetônicos e Urbanos - FAUrb/UFPel 2007/01″ é um CD-Rom que contém a produção acadêmica das disciplinas de projeto arquitetônico e urbano, do primeiro ao décimo semestre de graduação. Realizado pela “Editora de Mídias” do PET-FAUrb, tem como objetivo registrar e divulgar as produções dos alunos, as quais podem ser tomadas como alternativas para a resolução de diversos problemas espaciais, sociais e ambientais, condensando esforços da equipe de professores, alunos e funcionários, no campo disciplinar da arquitetura e urbanismo. Além disso, se mantido no tempo, os registros anuais da produção da comunidade da FAUrb poderão consistir fonte de pesquisa e de avaliação, como suporte para a produção de conhecimento novo e para a qualidade do processo pedagógico que a FAUrb experimenta. O trabalho foi apresentado em Maringá pela petiana Roberta Santa Catharina e pelo professor Eduardo Rocha.
O trabalho denominado “SIG - Sistema de Informações Geográficas de Santa Vitória do Palmar” integra seqüência de atividades com municípios da área de influência da UFPel, como é o caso de Morro Redondo, Pinheiro Machado, Capão do Leão, Pelotas, São Lourenço do Sul e, recentemente, Santa Vitória do Palmar. O trabalho atual integra pesquisa em geotecnologias, ensino de planejamento urbano e extensão, mediante parceria com a Prefeitura Municipal, fortalecendo o poder público local, sistematizando dados espaciais e construindo alternativas de futuro para área urbana, no horizonte de até 40 anos. Para o final de 2008 está agendado o trabalho com o balneário do Hermenegildo, cujos estudos exploratórios já começaram. O trabalho foi apresentado em Maringá pelo aluno Rafael Carvalho.
Para os orientadores dos trabalhos, professores Eduardo Rocha e Maurício Polidori, os trabalhos de extensão têm sido considerados como importante caminho para alcançar qualidade na produção acadêmica, com as equipes empenhadas em formar parcerias com a comunidade, mediante autonomia e compromisso dos envolvidos. Outras informações podem ser solicitadas pelo e-mail petfaurb@yahoo.com.br ou mcp@ufpel.tche.br .