Alunos da UFPel participam de Maratona de Programação

5 de Setembro de 2008

Dia 20 de setembro acontece a etapa regional da XIII Maratona de Programação, evento promovido pela Sociedade Brasileira de Computação que envolve times de alunos de diversas universidades em todo o mundo, que competem na solução de problemas de programação de computadores. A UFPel este ano participa com dois times, compostos pelos alunos do curso de Ciência da Computação Adriano Alves, Daniel Palomino, Elvio Viçosa, Felipe Sampaio, Filipe Giusti e Robson Dornelles, sob orientação dos professores Ricardo Araujo e Eliane Diniz, do Departamento de Informática da Universidade.
A Maratona de Programação envolve a solução, no período de cinco horas, de diversos problemas de Computação. A participação neste tipo de evento é vista por empresas como IBM, Google e Microsoft como um importante diferencial no momento da contratação, por exigir dos estudantes um conjunto de técnicas e abordagens a problemas semelhante ao necessário para solucionar problemas reais, como o desenvolvimento de softwares e de soluções tecnológicas e científicas. Esta etapa classifica times brasileiros para a participação na final nacional, em Vitória, fase que selecionará os times que irão para a final mundial, organizada pela ACM (Association for Computing Machinery) e patrocinada pela IBM.