Cesar Borges é eleito Reitor da UFPel pela terceira vez

3 de Setembro de 2008

consun2.jpgDepois de grande atraso, provocado por um grupo de estudantes, que por cerca de sete horas impediu o acesso dos conselheiros à sede dos Conselhos Superiores da Universidade, o Conselho Universitário (Consun) escolheu o professor Antônio Cesar Borges como primeiro nome da lista tríplice. Votaram 40 membros do Conselho Universitário, dos quais 35 referendaram o nome de Cesar Borges. O professor Manoel Maia recebeu dois votos e a professora Luciane Kantorsky um voto. Houve dois votos em branco.
A reunião, inicialmente marcada para as 10h, só pôde ser realizada às 17h, após a intervenção da Justiça Federal. A votação ocorreu por escrutínio único e uninominal.
Ao longo dos últimos meses, as associações que congregam docentes, alunos e servidores técnico-administrativos (Adufpel, DCE e Asufpel) realizaram várias assembléias para que fosse possível construir um consenso sobre a modalidade do voto a ser utilizado para a elaboração das listas tríplices. Os alunos e os servidores técnico-administrativos decidiram pelo voto universal, enquanto os docentes somente aceitaram o voto paritário. Face à falta de consenso entre as categorias, o Conselho Universitário decidiu que a escolha seria no órgão máximo da Instituição, sem a consulta à comunidade, que previa, segundo a legislação vigente, peso de 70% para o voto docente, 15% para o voto dos alunos e 15% para o voto dos servidores técnico-administrativos.
Historicamente, a UFPel realiza eleição com consulta à comunidade e elege seus dirigentes através de voto paritário, desde 1988, tendo sido através desse sistema também que o professor Cesar Borges foi eleito reitor por duas vezes, em 1992 e 2004. Desta feita, no entanto, as entidades representantes de alunos, professores e funcionários não chegaram a um entendimento sobre o tipo de voto, o que inviabilizou a inscrição das chapas concorrentes no calendário previamente estabelecido pelas entidades. Na data-limite para inscrição das chapas, os candidatos decidiram em conjunto pela não-inscrição, posto que a falta de entendimento entre as entidades não permitia a definição do tipo de voto.
Vice-reitor
O primeiro nome da lista tríplice para vice-reitor é o professor Manoel Brenner de Moraes, da Faculdade de Agronomia Eliseu Maciel, com 20 votos. O segundo colocado é o professor Telmo Pagana Xavier, atual vice-reitor, da Escola Superior de Educação Física, com 18 votos. O professor Lauer Alves Nunes dos Santos, do Instituto de Artes e Design, obteve um voto.
A lista tríplice será submetida ao Ministério da Educação, que até dezembro deverá nomear o reitor da UFPel para o quadriênio 2009/2013.