Prossegue o projeto Educação Patrimonial

2 de Setembro de 2008

educacao-patrimonial-034.JPG O Projeto de Extensão Educação Patrimonial: Perspectivas Multidisciplinares, organizado pelos mestrandos Alan Dutra Melo e Denise Ondina Marroni dos Santos, teve suas duas últimas realizações nos sábados 23 e 30 de agosto, no ICH da UFPel.
No sábado dia 28 a palestra foi do professor Fábio Vergara Cerqueira, que é um dos coordenadores do projeto, juntamente com a professora Ester Gutierrez. Recentemente chegado da Irlanda, onde participou de um encontro Internacional de Arquelogia, seguindo para escavações na Grécia, o professor relatou suas experiências nestes locais junto à arqueólogos franceses.
Uma exposição de objetos, intitulada “Vestígios do Passado”, apresentou material coletado em escavações na cidade de Pelotas pelo grupo de pesquisa orientado pelo professor e arqueólogo ao grupo participante do projeto.
O terceiro encontro do projeto ocorreu no último sábado, 30 de agosto, e ficou a cargo do mestrando e jornalista da Coordenadoria de Comunicação Social da UFPel Luiz Carlos Vaz, que apresentou a palestra “PRESERVAR AS COLEÇÕES FOTOGRÁFICAS FAMILIARES É PRESERVAR O PATRIMÔNIO DAS CIDADES?”. Na ocasião, uma exposição de fotografias familiares, incluindo um ferrótipo do século XIX, foi exibida.
A partir do dia 13 de setembro, os encontros se darão em locais distintos, em sábados intercalados.
A Biblioteca Pública foi o local selecionado para o evento do dia 13 de setembro, no qual a arqueóloga Luciana Peixoto e a arquiteta Nadja Santos, alunas do Mestrado de Memória Social e Patrimônio Cultural, farão um passeio guiado pela praça Coronel Pedro Osório e entorno.
Alunos do curso de Museologia da UFPEL também participam como colaboradores voluntários do projeto de Educação Patrimonial.