Projeto Aquares investiga acesso e qualidade da saúde brasileira

2 de Setembro de 2008

Desde o dia 4 de agosto, mais de 50 pessoas distribuídas em 11 equipes estão em campo entrevistando a população para o Projeto Aquares, a nova pesquisa realizada pelo Departamento de Medicina Social da Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), que versa sobre Acesso e Qualidade na Rede de Saúde no Brasil. Sob responsabilidade de uma equipe técnica de 14 pessoas, liderada pelo professor Luiz Augusto Facchini, a estimativa é de que até o final de dezembro a pesquisa de campo seja concluída em 100 municípios de pequeno, médio e grande porte, localizados em 23 estados de cinco regiões do Brasil. Os resultados serão divulgados até abril de 2009 e estarão à disposição do Ministério da Saúde, órgão financiador do projeto, e dos municípios participantes e interessados.
Estudos recentes têm identificado como elevado o acesso e a utilização de serviços de saúde no Brasil, mas o desempenho e a qualidade dos cuidados de saúde oferecidos à população são pouco conhecidos. Os escassos estudos disponíveis sugerem que, mesmo com uma elevada cobertura de ações de programáticas, a atenção básica à saúde (ABS) apresenta sérios problemas de qualidade na gestão e no cuidado da população. A qualidade dos cuidados depende, em parte, dos processos tecnológicos de diagnóstico e terapêutica, que variam de acordo com as particularidades do Sistema Único de Saúde (SUS) em cada região, estado e município.
A equipe destaca a importância de avaliar o acesso a serviços locais de qualidade, uma vez que esse fator pode comprometer a performance funcional do indivíduo e sua qualidade de vida. A pesquisa também coletará dados sobre o acesso a cuidados domiciliares, hospitalizações, atendimento em pronto socorro, consultas médicas e de outros profissionais de saúde, exames complementares e tratamentos, especialmente o medicamentoso, que costuma mostrar-se mais problemático no SUS, mas cujas informações não são conhecidas oficialmente.
Os avanços na integralidade da atenção à saúde e a melhoria da qualidade do cuidado requerem o detalhamento da utilização do conjunto de serviços de saúde pela população e a identificação da demanda reprimida em cada um deles. O projeto propõe-se a buscar esse detalhamento, com particular ênfase em grupos tradicionalmente excluídos, como idosos, pacientes com múltiplos problemas de saúde, pacientes com dificuldade de aderência ao tratamento e portadores de sofrimento psíquico. A amostragem deve prover um panorama da opinião da população e dos usuários sobre os serviços e os cuidados profissionais, requisito fundamental para a compreensão do acesso e da utilização dos serviços. Mais informações no site www.aquares.com.br .