Programa de Pós-Graduação em Epidemiologia oferece curso

2 de Setembro de 2008

anaclaudia.JPGfacchini.JPGTemas ligados à saúde ocupacional, exposição a cancerígenos  e saúde do trabalho serão discutidos

Epidemiologia Ocupacional será o tema do curso oferecido pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel), através do Programa de Pós-Graduação em Epidemiologia (PPGE), de 16 a 18 de setembro, no auditório Kurt Kloetzel do Centro de Pesquisas Epidemiológicas. O curso é dirigido ao público da área da saúde, com ênfase naqueles que trabalham em saúde do trabalhador, medicina do trabalho, técnicos de segurança e saúde ocupacional e epidemiologistas.

Os professores Luiz Augusto Facchini e Anaclaudia Gastal Fassa serão os ministrantes durante os três dias abordando temas de interesse da comunidade acadêmica e profissional. Entre eles: Epidemiologia Ocupacional, exposição ocupacional a cancerígenos, saúde do trabalhador rural, trabalho Infantil e problemas de comportamento, condições de trabalho e saúde em trabalhadores de enfermagem, entre outros.

Professores de outras instituições devem acrescentar ainda mais conhecimento ao evento; destacam-se a doutora em Saúde Pública pela Universidade de São Paulo (USP), professora adjunta da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) e pesquisadora do Instituto Nacional de Câncer (INCA), Fátima Ribeiro Neto; e a professora Noemi Miyasaka Porro, que é doutora em Antropologia Social pelo Departamento de Antropologia da Universidade da Flórida em Gainesville e acaba de assumir na Universidade Federal do Pará (UFPA) como professora adjunta.

Dentro da programação estão incluídos convidados de diferentes locais e saberes. A abertura do curso está prevista para as 8h30min do dia 16 pelo professor Luiz Augusto Facchini. As inscrições são gratuitas com vagas limitadas. Será fornecido certificado de participação. Outras informações pelo telefone (53) 3284-1300.

PROGRAMAÇÃO16 de setembro – Terça-feira

8h30min

*Abertura - Luiz Augusto Facchini e Anaclaudia Fassa (PPGE – UFPel), Neice Faria - Secretaria Municipal de Saúde (SMS) e Faculdade Cenecista de Bento Gonçalves (FACEBG);

14h

*Exposição ocupacional a cancerígenos e Utilização da Matriz de Exposição Ocupacional no Brasil – Fátima Ribeiro Neto (INCA);

*Saúde do trabalhador rural – Neice Faria.

17 de setembro – Quarta-feira

8h30min

*Trabalho Infantil e Problemas de Comportamento (Projeto) – Marinel Mór Dall’Agnol (doutoranda PPGE – UFPel);

*Desafios à saúde de povos e comunidades tradicionais: Uma abordagem antropológica – Noemi Miyasaka Porro (UFPA);

*Trabalho infantil no extrativismo do coco babaçu e seu impacto na saúde: Resultados do modelo operário – Anaclaudia Gastal Fassa.

*Trabalho Infantil e Problema de Comportamento – Anaclaudia Gastal Fassa;

Trabalho Informal e Saúde: Um estudo transversal em crianças trabalhadoras de Pelotas: RS – Anaclaudia Gastal Fassa;

*Determinantes da inserção precoce no trabalho com ênfase em uma alternativa metodológica para análise de dados longitudinais – Anaclaudia Gastal Fassa.

18 de setembro – Quinta-feira

8h30min

Condições de trabalho e saúde em trabalhadores de enfermagem em hospitais universitários públicos – Ana Lúcia Kirchhof - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM);

Condições de trabalho e saúde em trabalhadores de atenção básica – Leila Posenato Garcia (Fiocruz – Brasília);

A saúde do trabalhador no município de Alegrete - RS: uma análise de dados secundários - Paula Quilião (mestranda profissionalizante – PPGE - UFPel).

14h

*Trabalho e Saúde dos Catadores de lixo – Marcelo Cozzensa da Silva – Escola Superior de Educação Física (ESEF - UFPel);

Encerramento – Prospecção de colaborações e futuras pesquisas - Luiz Augusto Facchini.