Coordenadoria de Comunicação Social

Universidade Federal de Pelotas

Conselho Universitário realiza eleição para a Reitoria nesta terça(2)

2 de Setembro de 2008

O Conselho Universitário(Consun) da UFPel escolherá nesta terça-feira(2) o reitor que dirigirá a Universidade no período de 12 de janeiro de 2009 a 12 de janeiro de 2013. Na reunião prevista para as 10h, o Conselho, composto de 63 membros, elegerá a lista tríplice que será enviada ao MEC. Três professores inscreveram seus nomes para concorrer na eleição para a Reitoria da UFPel: Antonio Cesar Gonçalves Borges, atual reitor e oriundo da Faculdade de Medicina; Manoel Maia, da Faculdade de Agronomia Eliseu Maciel, e Luciane Kantorsky, da Faculdade de Enfermagem e Obstetrícia.

Na reunião do Conselho realizada dia 27, 36 conselheiros votaram a favor da escolha no dia 2, sete votaram pelo adiamento da eleição e oito se abstiveram, entre eles o reitor Cesar Borges e os representantes dos estudantes. 

Antes disso, no dia 20, o mesmo Conselho, já havia decidido, após amplo debate, sobre a forma de escolha dos nomes que irão compor as listas tríplices para os cargos de reitor e vice-reitor da UFPel. Naquele dia, votaram 54 conselheiros, que determinaram o seguinte resultado: 29 votos a favor da eleição a ser realizada pelo Conselho Universitário; 14 votos a favor da realização de consulta à comunidade universitária, com 70% de peso do voto docente, e 11 conselheiros se abstiveram de votar, tendo vencido, portanto, a proposta de eleição dentro do Consun.

Nesta terça-feira, durante a reunião do Consun, os candidatos inscritos disporão de 30 minutos para a exposição de seus programas, podendo, depois, serem questionados pelo plenário do Conselho Universitário. A votação será por escrutínio único e uninominal.

 

Eleição de 2004 foi feita no sistema paritário com consulta à comunidade

            Quatro chapas disputaram a Reitoria na UFPel no processo eleitoral realizado em 2004. Na consulta à comunidade acadêmica, ocorrida nos dias 10 e 11 de agosto, professores, estudantes e funcionários votaram no pleito que apontou o nome do candidato a ser submetido ao Conselho Universitário, como o indicado a ser enviado ao MEC para nomeação.

            A chapa Um foi composta por Antônio César Gonçalves Borges, Manoel de Souza Maia e Renato Oswaldo Fleishmann(reitor) e Telmo Pagana Xavier(vice). A Dois foi encabeçada por André Luiz Haack, Lia Palazzo Rodrigues e José Aparecido Granzotto(reitor) e Manoel Luiz Brenner de Moraes(vice). Paulo Bretanha Ribeiro, Nirce Saffer Medvedovski, Álvaro Leonardi Ayala Filho(reitor) e Fábio Vergara Cerqueira(vice) formaram a chapa Três. A Quatro teve Mauro Augusto Burkert Del Pino, Ursula Rosa da Silva e Sidney Gonçalves Vieira(reitor) e Florismar Oliveira Thomaz(vice).

            O número de votantes foi de 6.536, assim constituído: docentes – 617, servidores técnico-administrativos – 927, e alunos – 4.992. O peso do voto é variável, de acordo com o segmento: professores – 8,09, técnico-administrativos – 5,39, e estudantes –1. Apenas como exercício de cálculo, se a eleição fosse através do voto universal, César Borges e Telmo também teriam sido vencedores.

            O Conselho Universitário confirmou na manhã de 21 de setembro o nome do professor César Borges para a Reitoria da UFPel. Ele obteve 46 votos, o professor Manoel Maia um e o professor Renato Fleischmann também um. Assim, o órgão máximo de decisão da Universidade manteve o resultado da consulta à comunidade, na qual a chapa de César obteve expressiva vitória sobre as outras três concorrentes.

            Também na reunião do Consun, que teve a presença de 48 conselheiros, do total de 57, foi eleito também o vice-reitor da UFPel para o período de 2005 a 2008. O professor Telmo Pagana Xavier, que fez a dobradinha com Borges na consulta à comunidade, ganhou 43 votos.

            A confirmação, por parte do Consun, de Cesar Borges para a Reitoria já era esperada no meio acadêmico, já que havia um acordo no sentido de que fosse respeitado o resultado da consulta. O resultado foi oficializado com a publicação no Diário Oficial da União do dia 28 de dezembro de 2004, através de decreto presidencial, da nomeação do professor Cesar Borges para um mandato de quatro anos, compreendendo o período de   janeiro de 2005 a janeiro de 2009.

 

Seção: Notícias