Novos equipamentos qualificam ensino na Faem

26 de Agosto de 2008

maquinas-faem.jpgAs disciplinas de Máquinas Agrícolas e de Mecanização Agrícola da Faculdade de Agronomia Eliseu Maciel (Faem) já contam com um conjunto de novos equipamentos, adquiridos com recursos do Reuni – Programa de Reestruturação, e Expansão das Universidades Federais, e que serão usados prioritariamente em aulas práticas, mas também em atividades de disciplinas de pós-graduação, e darão suporte aos diversos projetos de pesquisa atualmente em andamento na Faculdade.

Dias atrás, já havia chegado uma semeadora múltipla de plantio direto, com acoplamento através de barra de tração, seis linhas de semeadura para grãos graúdos e 11 linhas para grãos miúdos, marcador de linhas, e acessórios para semeadura de arroz. Nesta terça-feira(26), o reitor Cesar Borges, acompanhado dos pró-reitores de Infra-Estrutura, Mário Renato Amaral; de Planejamento e Desenvolvimento, Élio Paulo Zonta; e de Pesquisa e Pós-Graduação, Manoel Maia, realizou a entrega à unidade de um trator de 110cv, com cabine climatizada, tração dianteira assistida e câmbio de 16 marchas avante.

Também estão chegando um pulverizador com tanque de 600 litros, 12 metros de barra e acoplamento pelo sistema de engate de três pontos; e um subsolador de sete hastes, com discos de corte de palha, rolo destorroador e acoplamento pela barra de tração.

Geotecnologia

gps.jpgTambém nesta terça-feira, Cesar Borges oficializou a entrega ao Laboratório de Geotecnologias da Faem de um aparelho de GPS Geodésico, utilizado para levantamento e cadastro de imóveis rurais, de acordo com a nova metodologia exigida pelo Incra. O equipamento será utilizado em aulas expositivas e práticas.

Segundo o reitor da UFPel, ao dotar o setor de topografia e geomática da Faem com um equipamento de ponta, ganham os estudantes, que terão um aprendizado mais qualificado, ganha a região de influência da UFPel e ganha a unidade como um todo.