Maratona Musical do Conservatório de Música apresenta Sonatas de Beethoven

20 de Agosto de 2008

andreloss.jpgdsc_3960.jpgO Conservatório de Música da UFPel promove, na próxima semana, uma maratona musical com a apresentação da íntegra das Sonata para violino e piano do compositor alemão Ludwig van Beethoven.

Os concertos acorrerão no Salão Milton de Lemos nos dias 25, 26 e 27 de agosto de 2008, às 19h30min.Os intérpretes são os professores do Instituto de Letras e Artes da UFRGS, Fredi Gerling - violino e André Loss - piano.

Na ocasião, também estes professores ministrarão master-classes para alunos de violino e piano na terça-feira (26) e quarta-feira (27) às 9h no Conservatório de Música. Todas as atividades possuem entrada franca.

Saiba mais sobre as Sonatas de Beethoven:

Beethoven escreveu suas dez sonatas para piano e violino em um período de quinze anos.  As três sonatas op. 12 foram escritas em 1797/98; as Sonatas op. 23 e 24 foram compostas em 1800; o opus 30, que também compreende três sonatas, foi escrito dois anos mais tarde.  A sonata op.47 “a Kreutzer” foi compostas em 1803 e quase dez anos se passaram até a composição da última sonata, op. 96, em 1812.

Estes quinze anos estão marcados pela atuação marcante das tropas de Napoleão na Europa e Rússia.  Em 1797, após derrotar os austríacos em Rivoli, os franceses seguem para Viena; no ano seguinte conquistam Roma e proclamam a República Romana forçando o Papa Pio VI a mudar-se para Valence.  A relevância destes fatos certamente não passou despercebida de Beethoven. Outros acontecimentos da época como o nascimento de Augusto Comte em 1798 ou de Honoré de Balzac em 1799 são significativos apenas para nós pelo impacto que suas obras vieram a ter na nossa cultura.

É interessante estabelecer a relação entre as obras mais significativas de Beethoven com as sonatas para violino e piano. Em 1799 Beethoven apresentou sua primeira sinfonia que é precedida pelo op.12 e no ano seguinte a sonata conhecida como “Primavera” foi composta.  A segunda sinfonia é contemporânea do op. 30, obras compostas em 1802.  A sonata op.47 precede em um ano a sinfonia Heróica, composta em 1804; e a última sonata para violino é apresentada no mesmo ano que sua sétima sinfonia.  Neste ano, 1812, inicia-se o ocaso de Napoleão.

Confira a programação da Maratona Musical no arquivo: 20-08-08-as_sonatas_de_beethoven_-_programa1.doc