Ministro Tarso Genro prestigia jantar festivo da UFPel

16 de Agosto de 2008

tarso-jantar.jpgEm 2006, ele recebeu da UFPel o título de Doutor Honoris Causa, conferido pelos Conselhos Superiores da Universidade, em reconhecimento às ações empreendidas em favor do ensino superior e ao apoio oferecido na aquisição da área do antigo frigorífico Anglo, no período em que exerceu o cargo de ministro da Educação. Agora, como ministro da Justiça, Tarso Genro retornou à Pelotas nesta sexta-feira(15) para se juntar às comemorações do 39º aniversário da UFPel.
Acompanhado do deputado Adão Vila Verde, que representou a Assembléia Legislativa do RS, ele foi conduzido pelo reitor César Borges do aeroporto de Pelotas ao CTG Thomaz Luiz Osório, onde participou de um jantar alusivo aos 39 anos da Universidade.
Ao saudar o visitante, o reitor da UFPel disse que o apoio recebido do então ministro da Educação possibilitou o engrandecimento da instituição. “Em três anos, triplicamos nosso patrimônio físico e, mais do que isso, aumentamos o patrimônio social e intelectual, possibilitando o acesso à Universidade a um novo contingente de pessoas, com o aumento de vagas e a criação de novos cursos”, observou.
“Uma universidade não nasce do nada, mas de uma vontade política”, acrescentou, citando como exemplo a Unipampa, cujo projeto de criação foi assinado nos últimos dias da passagem de Tarso pelo Ministério da Educação.
Em seu pronunciamento, o ministro Tarso Genro manifestou sua felicidade em ter recebido do presidente Lula a autorização formal para mudar o relacionamento do Estado brasileiro com as universidades e lembrou que a aceleração do crescimento também ocorreu em direção às instituições privadas, numa iniciativa que “gera compromisso e perspectiva de futuro”. Segundo ele, através do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio), 40 mil alunos, de famílias que recebiam menos de três salários mínimos, foram beneficiados com o Prouni, tendo acesso ao ensino superior em instituições privadas.
Tarso disse que hoje a universidade pública está capilarizada em toda a nação e que, através do Fundeb, houve também um significativo apoio ao ensino médio. No caso específico da Metade Sul do RS, afirmou que o aporte de investimentos que a região está recebendo nos últimos anos “reverte na formação de um pólo científico, cultural, econômico e político, que a fará inserir-se no contexto do país, nos parâmetros de um mundo globalizado”.
Referindo-se à área judiciária, falou sobre o Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania, que está sendo instituído e que busca a valorização, treinamento e integração da força policial, invertendo o paradigma da segurança pública através da delegação de maior competência aos municípios. O ministro sugeriu a criação de um programa de segurança pública exemplar direcionado à Vila da Balsa - região que abriga o futuro Campus Porto da UFPel -, que sirva de modelo e se irradie para outros bairros da cidade.