A Universidade Federal de Pelotas realizará nesta quinta(14) e sexta-feiras, no auditório do Campus das Ciências Sociais, na rua Alberto Rosa, 154, o I Seminário Interno sobre Acessibilidade e Inclusão da UFPel. O evento constará de debates, apresentações de pesquisas, comunicações, relatos de experiências e palestras, sendo, ao fim do encontro, elaborado documento com conclusões dos grupos temáticos que serão formados ao longo dos dois dias de discussões.
Entre as apresentações esperadas estão as de especialistas do MEC, de outras universidades convidadas e da UFPel, que abordarão temas como Políticas de inclusão nas universidades e Possibilidades e impossibilidades dos portadores de deficiências na vida acadêmica. As comunicações terão como focos temas como discriminação, preconceitos, medos, inclusão, legislação, cotas, subsídios e investimentos.
No segundo dia de evento, serão formados grupos temáticos para debates, que discutirão assuntos como Arquitetura, sinalização e equipamentos; Comunicação, eventos e portal; e Formação, capacitação e conscientização. Para as 10h da sexta-feira está prevista a realização do coquetel de inauguração do Núcleo de Acessibilidade e Inclusão da UFPel, no auditório do Campus das Ciências Sociais.
O Núcleo faz parte das ações previstas no projeto apresentado pela UFPel ao MEC dentro do Programa Incluir, que visa a definição de políticas e estratégias de ação para a inclusão de portadores de deficiências ou necessidades especiais na comunidade universitária.
A organização do evento está a cargo da Pró-Reitoria de Graduação da UFPel, com a coordenação do professor Elton Vergara Nunes.