Residência Médica em Pediatria da UFPel comemora 25 anos com Simpósio de Atualização

12 de Agosto de 2008

cartaz-pediatria.JPGA Residência Médica em Pediatria da Universidade Federal de Pelotas, uma das mais antigas do interior do estado, completa 25 anos, e para comemorar, além de uma confraternização entre os professores e ex-residentes, promove um Simpósio de Pediatria.
O Programa de Residência começou como uma necessidade de aprimoramento na área pediátrica dos recém-formados em medicina interessados na Pediatria que buscavam um serviço de especialização. Para atender esta necessidade, o Departamento de Pediatria contando com corpo docente qualificado e condições estruturais suficientes, elaborou proposta de criação do programa, aprovado pelo MEC no ano de 1983.
A realização do Simpósio possibilita uma confraternização entre os mais de 100 ex-residentes, com o objetivo de conhecer as necessidades e as dificuldades que estes médicos enfrentam no trabalho diário nas mais diferentes localidades, além de servir de atualização científica necessária a todo médico que pretende oferecer um atendimento qualificado aos pequenos pacientes.
Os temas abordados foram selecionados levando-se em conta as necessidades de atualização da Pediatria. A Coordenação do Evento está a cargo do Dr. Amilcare Ângelo Vecchi, da Dra. Sílvia Stringari da Fonseca e da Dra. Tanira Pires Barros, sendo o Presidente do Simpósio o Dr. José Aparecido Granzotto.
O Simpósio acontece nos dias 14, 15 e 16 de agosto, no Anfiteatro Naum Keiserman da Faculdade de Medicina (Av. Duque de Caxias, 250 - Pelotas/RS).
As inscrições podem ser feitas na FAU Projetos - Rua Prof. Araújo, 473, sala 102, ou pelo site www.fau.com.br/simposio . Maiores informações pelo telefone (53) 3227-4575.
14 de agosto de 2008 - quinta-feira
19h - Cerimonial de Abertura
“Como tudo começou”
José Aparecido Granzotto / Presidente Simpósio
Miguel Puerto Filho / Ex-Residente - 1ª turma
20h - Conferência: Perspectivas do pediatra no contexto atual
José Paulo Ferreira - Presidente SPRS
21h - Coquetel de Abertura15 de agosto de 2008 - Sexta-feira
08h30min - Conferência: Doença do refluxo gástrico-esofágico e doença péptica
Cristina Targa Ferreira
09h20min - Conferência: Alimentação no 1º ano de vida
Ilson Enk
10h10min - Coffee-Break
10h30min - Conferência: Intolerância a Lactose x Alergia a proteína do leite de vaca
Cristina Targa Ferreira
11h20min - Conferência : Alimentação do RN prematuro
Ilson Enk
12h - Intervalo para almoço

TARDE
14h - Conferência: Septicemia no Prematuro
Rita de Cássia Silveira
14h50min - Conferência: Manejo das complicações do recém nascido prematuro
Renato Procianoy
15h40min - Coffee-break
16h - Conferência: Seguimento Ambulatorial do RN de alto risco
Rita de Cássia Silveira
16h50min - Conferência: Queixas cardiológicas prevalentes no consultório pediátrico.
17h40min - Conferência: Obesidade Infantil X Hipertensão arterial
Lucia Pellanda