Projeto traz alunos de escola infantil ao RE

12 de Agosto de 2008

Como parte do projeto de extensão “Construção de ambiente educativo para a prática de hábitos alimentares saudáveis”, vinculado à Pró-Reitoria de Extensão e Cultura da UFPel, um grupo de 40 crianças e quatro professores da pré-escola da Escola Municipal de Ensino Infantil Paulo Freire, localizada no bairro Dunas, visitará o Restaurante-Escola (RE) do campus Capão do Leão, nesta quinta-feira(14).

Mais do que uma simples visita, as crianças, que possivelmente nunca freqüentaram um restaurante, terão a oportunidade de se servirem dos alimentos de sua preferência, tomando contato com o sistema de buffet. O deslocamento para o campus será feito por um ônibus da Universidade. Para atender aos alunos, o RE abrirá às 10h.

Estão engajados no projeto duas merendeiras da escola, seis acadêmicos da Faculdade de Nutrição e uma nutricionista coordenadora. O objetivo geral do projeto é oportunizar às crianças o consumo de sua refeição na escola de uma forma autônoma, incentivando a escolha por alimentos nutritivos e mais saudáveis. Como objetivos específicos estão a implantação na escola do sistema de refeição na forma de buffet e a educação nutricional, envolvendo as crianças, os professores e merendeiras e as famílias.

O projeto dá continuidade ao projeto de extensão Oficinas de Nutrição e Culinária no ambiente escolar, desenvolvido desde 2006 nas escolas das redes municipal e estadual de ensino.

Segundo a coordenadora, nutricionista Cynthia Munhoz dos Anjos Leal, trata-se de um projeto-piloto. “Toda a experiência de alimentação deve ser vista como uma oportunidade de aprendizado. A alimentação no ambiente escolar pode e deve ter função pedagógica, proporcionando um meio favorável à vivência de saberes e sabores, favorecendo a construção de uma relação saudável da criança com o alimento e permitindo que ela traga suas experiências particulares e exercite uma experiência concreta”, justifica.