PIDI promove quarta edição de seminário para o cuidado de pacientes oncológicos

12 de Agosto de 2008

cartaz-pidi.JPGO Programa de Internação Domiciliar Interdisciplinar para pacientes oncológicos (PIDI), do Hospital-Escola da UFPel promove, nos dias 14 e 15 de agosto, no Auditório do Cefet/RS (praça Vinte de Setembro, 455), o IV Seminário Interdisciplinar para o cuidado de pacientes oncológicos - Internação domiciliar e cuidados paliativos. As inscrições podem ser feitas na sede do Pidi, na rua Voluntários da Pátria, 1523. Informações pelo telefone (53) 3284-4989, pelo e-mail pidi@fau.com.br ou no site www.fau.com.br/pidi .
O câncer é considerado uma doença complexa que representa hoje a segunda maior causa de óbitos no Brasil, perdendo apenas para as doenças cardiovasculares.
O diagnóstico de câncer muitas vezes acontece quando já não existe mais a possibilidade de cura, portanto temos uma grande quantidade de pacientes que necessitam de cuidados paliativos. A Organização Mundial da Saúde definiu cuidados paliativos como sendo: “O cuidado ativo total de pacientes cuja doença não responde mais ao tratamento curativo. Controle da dor e de outros sintomas e problemas de ordem psicológica, social e espiritual são prioritários. O objetivo dos Cuidados Paliativos é proporcionar a melhor qualidade de vida para os pacientes e seus familiares”.
O Serviço de Oncologia do Hospital Escola UFPel/FAU é referência no tratamento de pacientes com câncer pelo SUS no município de Pelotas e região, cerca de um milhão de habitantes. O Programa de Internação Domiciliar Interdisciplinar para pacientes oncológicos (PIDI), implantado em abril de 2005, veio somar no cuidado de pacientes com câncer, fechando o ciclo de cuidado integral, partindo do diagnóstico, tratamento e cura, até os cuidados paliativos para pacientes sem possibilidade de cura, em ambiente domiciliar.
O PIDI sempre teve a preocupação com a formação dos profissionais de saúde que atendem os pacientes com câncer no município. A busca pela interdisciplinaridade para o cuidado integral dos pacientes tornou-se realidade com o 1º Seminário Interdisciplinar para o Cuidado de Pacientes Oncológicos e Internação Domiciliar em Oncologia, realizado em 2005.
Desde então, o PIDI já realizou três seminários com o mesmo enfoque: cuidado integral e interdisciplinar em ambiente hospitalar e domiciliar aos pacientes com diagnóstico de câncer em fase de cuidados paliativos.
OBJETIVOS DO SEMINÁRIO
1. Realizar amplo debate sobre cuidados paliativos aos pacientes oncológicos;
2. Demonstrar aos participantes do seminário, que os pacientes com câncer se beneficiam mais amplamente dos cuidados, quando são realizados de forma interdisciplinar;
3. Trazer profissionais que atuam em serviços de cuidados paliativos de referência no Brasil, fortalecendo assim a política e a prática correta de cuidados aos pacientes com câncer;
4. Reforçar a prática da internação domiciliar, como elemento fundamental aos pacientes em fase de cuidados paliativos, principalmente em situações de terminalidade, reduzindo custos e humanizando os cuidados;
5. Abranger grande número de assuntos que dizem respeito ao tema através de palestras, mesas redondas e mini-cursos;
6. Trazer palestrantes médicos, enfermeiros, assistentes sociais, psicólogos, nutricionistas e fisioterapeutas, com objetivo de fortalecer a importância de todos os saberes para aliviar o sofrimento físico, social, psicológico e espiritual dos pacientes acometidos por câncer;
7. Divulgar o evento para todo o País, tendo em vista a qualidade das palestras e a abrangência de temas oferecidos;
“Esperamos com este evento, contribuir com o debate que busca qualidade e acolhimento dos pacientes e familiares acometidos por patologias oncológicas, fortalecendo em nosso país, a filosofia dos cuidados paliativos humanizados, sempre com caráter interdisciplinar”, afirma a Coordenadora do PIDI e do Seminário, Drª Julieta Carriconde Fripp.

Programação Científica

14/08 - Quinta

TARDE 14:00 Controle de Sintomas em Cuidados Paliativos: Claudia Naylor - INCA / RJ

15:00 Síndrome Anorexia-Caquexia: Luciane Cruz - Nutricionista HC Porto Alegre / RS