UFPel e Unisinos realizam Seminário sobre Educação

11 de Agosto de 2008

O II Seminário de Pesquisa Políticas da subjetividade e práticas de diferença em Educação chegará ao seu segundo momento dias 18 e 19 de agosto, das 8h às 12h, na Faculdade de Educação da UFPel, com a participação do professor Antonio Amorim, da Unicamp. Realizado de julho a novembro, o Seminário tem como objetivo geral estabelecer um espaço de discussão e aprofundamento sobre políticas de subjetividade e práticas de diferença em educação, em especial nos estudos curriculares. A realização é dos Programas de Pós-Graduação em Educação da UFPel e da Unisinos, com o apoio do Projeto Casadinhos, das duas universidades.
Conforme a organização do evento, o Seminário propõe o aprofundamento teórico-metodológico das temáticas que envolvem as políticas da subjetividade e as práticas de diferença em educação, permitindo ainda o desenvolvimento de debates que, sob tais perspectivas, envolvem as relações entre currículo e educação sob a influência das chamadas filosofias da diferença. A comissão de coordenação está formada pelos professores Jarbas Santos Vieira (UFPel), Maura Corcini Lopes (Unisinos), Madalena Klein (UFPel), Maria Manuela Alves Garcia (UFPel) e Eli Fabris (Unisinos).
O seminário está sendo desenvolvido através de mini-cursos de dez horas/aula, ao longo de 2008, em diferentes datas, perfazendo um total de 50 horas/aula.
Em julho, o ministrante foi o professor Carlos Skliar (Flacso/Argentina). Nos dias 3 e 4 de setembro será a vez do professor Jorge Larrosa Bondía (UB/Espanha), em 1º e 2 de outubro do professor Alfredo Veiga Neto (UFRGS e Ulbra/Brasil) e dias 27 e 28 de novembro do professor Jorge Ramos do Ó (UL/Portugal). Mais informações no site www.ufpel.edu.br/fae/ppge .