Início da transferência da Reitoria para o Porto marca os 39 anos da UFPel

7 de Agosto de 2008

A UFPel completa 39 anos de criação nesta sexta-feira(8). Para marcar a data, a Universidade iniciará neste dia a transferência de sua Reitoria para as novas instalações, situadas no Campus Porto, área do antigo Frigorífico Anglo. A inauguração oficial, a ser realizada em data que será definida posteriormente, será presidida pelo ministro da Educação, Fernando Haddad, com a presença da comunidade universitária.
Além do início da transferência da Reitoria para o Campus Porto, duas atividades culturais marcam a data. A 22ª edição do projeto “Tertúlias Musicais”, às 19h, no Conservatório de Música da UFPel, na rua Félix da Cunha, 651, será comemorativa ao aniversário da UFPel. A programação consta de um recital de piano solo a cargo do pianista pelotense radicado na Espanha, Alexandre Alcântara. Um dos pontos altos a registrar será a inauguração do piano Kawai, recente aquisição do Conservatório de Música, concretizando antiga aspiração da unidade. Alexandre Alcântara estará executando obras de J.S. Bach, L. Van Beethoven e Robert Schumann. A coordenação do projeto é do professor Marcelo Macedo Cazarré.
A outra atividade é a exibição do documentário “O homem que queria filmar o vento”, que mostra detalhes da trajetória do cinegrafista e cineasta pelotense Vicente Fonseca, será tema da Aula Inaugural para os alunos do curso de Cinema e Animação da UFPel, às 19h30min, no Centro de Integração do Mercosul. A coordenação é da professora Carmen Biasoli. No documentário, a importância do profissional para a produção televisiva e cinematográfica é retratada na produção de alunos do Centro Universitário Feevale, através da vida de Vicente Fonseca.
Histórico
A UFPel foi criada pelo decreto-lei número 750, de 8 de agosto de 1969. Resultou da transformação da Universidade Federal Rural do Rio Grande do Sul(UFRRS), da anexação de áreas da Universidade Federal do Rio Grande do Sul(UFRGS) em Pelotas e da agregação de unidades particulares de ensino superior também já existentes na cidade. Desta forma, embora tenha sido criada em 1969, a UFPel tem suas origens em anos mais remotos. O núcleo formador da instituição é integrado pela centenária Faculdade de Agronomia Eliseu Maciel, fundada em dezembro de 1883, e pelas faculdades de Direito e Odontologia, que iniciaram suas atividades nas primeiras décadas do século passado.
Também contribuíram para o surgimento da Universidade o Instituto de Sociologia e Política e instituições particulares como a Faculdade de Medicina, a Escola de Belas Artes Carmen Trápaga Simões e o Conservatório de Música de Pelotas.
Após a criação da UFPel, iniciou-se o período de estruturação da Universidade, com a implantação dos seus órgãos administrativos, a reformulação e adequação das antigas unidades e a criação dos institutos básicos necessários ao seu funcionamento.
A instituição teve como primeiro reitor o professor Delfim Mendes Silveira, diretor da Faculdade de Direito, o qual administrou a Universidade até 1977. Em sua gestão a UFPel expandiu-se, tanto em número de cursos quanto de alunos, estruturando-se como universidade e construindo o seu campus nas instalações da antiga UFRRS, junto à Faculdade de Agronomia.
Na seqüência, ocuparam o cargo de reitor os professores Ibsen Wetzel Stephan(1977-1981), José Emílio Gonçalves Araújo(1982-1984), Ruy Brasil Barbedo Antunes(1984-1988), Amílcar Goyhenex Gigante(1989-1993), Antonio Cesar Gonçalves Borges(1993-1997), Inguelore Scheunemann de Souza(1997-out/2004), André Luiz Haack(dez/2004 a janeiro/2005 - pro tempore) e Antonio Cesar Gonçalves Borges(mandato atual, iniciado em 12 de janeiro de 2005).
Como vice-reitores, figuram os nomes dos professores Renato Rodrigues Peixoto, Alexandre Valério da Cunha, Guido Kaster, Clinéa Campos Langlois, Léo Zilberknop, Luiz Henrique Schuch, Daniel de Souza Soares Rassier, José Carlos da Silveira Osório, Jorge Luiz Nedel, André Luiz Haack e Telmo Pagana Xavier (atual).
A administração superior da UFPel compõe-se do Conselho Diretor da Fundação(Condir); Conselho Universitário(Consun); Conselho Coordenador do Ensino, da Pesquisa e Extensão(Cocepe); e Reitoria.