Educação patrimonial: perspectivas multidisciplinares

7 de Agosto de 2008

O projeto de extensão Educação patrimonial: perspectivas multidisciplinares, iniciativa do Mestrado em Memória Social e Patrimônio Cultural tem como objetivo a apresentação das diversas formas de Patrimônio Cultural sob perspectivas multidisciplinares, bem como sua vinculação com os processos de construção da Memória Social. A coordenação do projeto é dos professores Fabio Cerqueira e Ester Gutierrez, com a organização discente dos mestrandos Denise Marroni dos Santos e Alan Dutra de Melo, que acompanharão os encontros que serão realizados aos sábados no segundo semestre de 2008.
Nesta primeira turma serão disponibilizadas 30 vagas para professores da rede pública municipal de ensino, assim as atividades visam instrumentalizar os docentes para tornarem-se, em sala de aula, multiplicadores de conhecimento e experiências relativas à preservação e o trato com as diversas formas de Patrimônio. Esta é uma discussão que também precisa dialogar também outros segmentos da comunidade, assim serão ofertadas 10 vagas para gestores públicos e demais profissionais interessados. Como material de apoio esta em andamento uma publicação com os trabalhos apresentados no projeto.
O curso tem carga horária de 40h, e prevê a programação que segue, sendo a primeira atividade no próximo dia 16/08. Esta formação não tem custo direto, é necessário apenas o deslocamento dentro da cidade para assistir a apresentação dos trabalhos, que em parte serão realizados em locais distintos de acordo com o objeto de cada pesquisa.
As inscrições para professores serão realizadas junto à Secretaria Municipal de Educação, na rua Gal. Neto n° 860, e para gestores e demais interessados junto à Secretaria do Mestrado em Memória Social e Patrimônio Cultural, rua Barão de Santa Tecla n° 408, até o dia 15/08. As vagas serão preenchidas por ordem de inscrição. Mais informações na Secretaria do Curso ou através do email educacaopatrimonial.ufpel@hotmail.com
PROGRAMAÇÃO:
1. 16/08 - 9:00h/12:00h
· Profª Drª Ester Gutierrez e Prof. Dr. Fabio Cerqueira. “APRESENTAÇÃO DO PROJETO EDUCAÇÃO PATRIMONIAL PERSPECTIVAS MULTIDISCIPLINARES”.
2. 23/08 - 9:00h/12:00h
§ Profº Drº Ester Gutierrez e Prof. Fabio Cerqueira “FORMAS E MÉTODOS PARA A INSERÇÃO DA EDUCAÇÃO PATRIMONIAL NO CURRÍCULO ESCOLAR E NO QUOTIDIANO DA CIDADE”
3. 30/08 - 9:00h/12:00h
· Luiz Carlos Vaz “PRESERVAR AS COLEÇÕES FOTOGRÁFICAS FAMILIARES É PRESERVAR O PATRIMÔNIO DAS CIDADES?.
· Tais Soares “FOTOGRAFIA, MEMÓRIA E PATRIMÔNIO.”
Local: Conservatório de Música - Rua Félix Cunha 651
4. 13/09 - 9:00h/12:00h
· Luciana da Silva Peixoto “ARQUEOLOGIA E PATRIMÔNIO: O URBANO NA ÓTICA DA CULTURA MATERIAL.”
· Nadja Ferreira Santos “POR QUE ARQUEOLOGIA DA CIDADE? À BUSCA DE OUTRAS CIDADES, REVELANDO MEMÓRIAS DO ESQUECIDO”
5. 27/09 - 9:00h/12:00h
· Leandro Ramos Betemps “TRAÇOS CULTURAIS E DESENVOLVIMENTO SOCIAL: A HERANÇA DOS FRANCESES EM PELOTAS - RS.”
· Margareth Acosta Vieira “COLÔNIA MUNICIPAL: UMA COMUNIDADE MULTICULTURAL.”
Local: Colônia Municipal - Transporte a confirmar com SME.
6. 11/10 - 9:00/12:00h
· Alan Dutra de Melo “A PAISAGEM: BEM PATRIMONIAL E SUPORTE DA MEMÓRIA”.
· Alexandre Pereira Maciel “IDENTIDADE, PAISAGEM E OS NOVOS MUNICIPIOS NO SUL - RS : CAPÃO DO LEÃO, MORRO REDONDO, TURUÇU E ARROIO DO PADRE.”
7. 18/10 - 9:00/12:00h
· Denise Ondina Marroni dos Santos “NO FIO DA MEADA: A MODA E A COLEÇÃO TÊXTIL DO MUSEO DA BARONESA, Pelotas/RS.”
· Renato Duro Dias “PATRIMÔNIO CULTURAL: CONCEITOS E LEGISLAÇÃO.”
· Local: Museu da Baronesa. Avenida Domingos de Almeida n°1490.
8. 25/10 - 9:00h/15:00h
· Ana Paula de Andréa Dametto “PATRIMÔNIO EDIFICADO EM FERRO NA CIDADE DE PELOTAS - RS - (1845 -1930)”
· Liciane Almeida “AS CASA DE RENDA, PATRIMÔNIO URBANO PELOTENSE: ARQUITETURA RESIDENCIAL POPULAR NO INICIO DO SÉCULO XX”
9. 1º/11 - 9:00h/12:00h
· Ângela Bosembecker “REQUALIFICAÇÃO DE CENTROS E BAIRROS ANTIGOS: A IMPORTÂNCIA DO PATRIMÔNIO CULTURAL.”
· Paulina Von Laer “PAISAGEM URBANA CONTEMPORÂNEA; PREEXISTÊNCIA, INOVAÇÃO E PATRIMÔNIO CULTURAL.”
· Local: Prédio do Mestrado Rua Barão de Santa Tecla n° 408.
10. 08/11 - 8:00h/21:00h
· Katia Ferreira de Oliveira “A DIMENSÃO IMATERIAL DO PATRIMÔNIO CULTURAL.”
· Local: Nova Hartz. Transporte a confirmar com UFPel.
11. 22/11 - 9:00h/12:00h
· Olga Maria Almeida da Silva “O MOBILIÁRIO PELOTENSE DAS CASAS URBANAS DOS CHARQUEADORES: SUPORTE DE MEMÓRIA DE COSTUMES OITOCENTISTAS.”
· Roberto Heiden “ARTE, MEMÓRIA E MUSEU - A CONSERVAÇÃO E LEGITIMAÇÃO COMO MOMENTO DE COMPREENSÃO A ARTE.”
· Profº Drº Ester Gutierrez e Prof. Fabio Cerqueira ” AVALIAÇÃO E ENCERRAMENTO DO PROJETO EDUCAÇÃO PATRIMONIAL: PERSPECTIVAS MULTIDISCIPLINARES”
· Local: Prédio do Mestrado Rua Barão de Santa Tecla n° 408.

FICHA DE INCRIÇÃO
Nome:
Número Inscrição:
Escola/Instituição:
Profissão(se Professor qual disciplina e série em que leciona):
Escolaridade:
Data nascimento: RG:
Motivação para participação no Curso:
Qual seu entendimento sobre a importância das questões vinculadas ao Patrimônio Cultural?
Assinatura: Data: