Trabalho que constitui o exame de qualificação da meteorologista Milena Machado da Luz João, junto ao Centro de Pesquisas e Previsões Meteorológicas da UFPel, e que será defendido no dia 10 de setembro às 14h, estuda o comportamento das temperaturas mínimas e máximas médias mensais no estado do Rio Grande do Sul, em 90 anos de observações, de 1918 a 2007.
Foram utilizados dados coletados em 10 estações meteorológicas espalhadas em todo o estado. Na primeira etapa, verificou-se a tendência das temperaturas mínimas e máximas médias mensais para os meses de fevereiro, maio, agosto e novembro, ao longo dos 90 anos e a seguir em períodos de 30 anos. Após, constituiu-se um modelo matemático referente às mínimas médias mensais e às máximas médias mensais, para algumas estações meteorológicas estudadas. Para isso foi aplicada a técnica da análise harmônica, para a identificação dos harmônicos existentes e sua importância na composição do modelo de temperaturas médias mensais mínimas e máximas para cada estação.
Foram utilizados dados de 85 anos, de 1918 a 2002, para a análise harmônica e composição dos modelos e cinco anos, de 2003 a 2007, para previsões. Os valores estimados pelo modelo foram comparados com os valores mensais referentes aos últimos cinco anos (2003 a 2007) e apresentados em tabelas, junto com os erros de previsão. Esses modelos foram testados quanto ao desempenho através da analise gráfica e da soma dos quadrados dos erros de previsão.
A banca examinadora será composta pelos professores Gilberto Barbosa Diniz (orientador), João Baptista da Silva (co-orientador) e Júlio Renato Quevedo Marques - UFPel, e por Silvio Steimetz - membro externo (Embrapa).