Coordenadoria de Comunicação Social

Universidade Federal de Pelotas

Pesquisa avalia variabilidade meteorológica e climatológica relacionada à pesca

1 de Agosto de 2008

Tendo como título “Estudo das relações da variabilidade meteorológica e climatológica relacionada à variabilidade econômica e social da safra de pescados no Rio Grande do Sul”, pesquisa do meteorologista Leandro Sampaio Clavico, que constitui seu exame de qualificação, será apresentada no próximo dia 20, às 14, no Centro de Pesquisas e Previsões Meteorológicas (CPPMet/UFPel).
No projeto a pesca é percebida como uma atividade humana, que existe em um ambiente multidisciplinar com implicações ecológicas, sociais e tecnológicas. Avaliações de estoques convencionais enfocam aspectos ecológicos e, às vezes, econômicos da pesca, mostrando-se necessárias para decisões sustentáveis e efetivas.
A pesca comercial e artesanal fornece renda e fonte de uma proteína extremamente expressiva para milhões de pessoas de países em desenvolvimento, com base na idéia de que a pesca de qualquer espécie é biomassa que se extrai da natureza. O que se espera é que o produtor não explore inadequadamente os estoques, e não ultrapasse a capacidade de recuperação populacional das espécies que garantem a continuidade da exploração. E para não ultrapassar essa capacidade, é necessário monitorar permanentemente a produção e o esforço de pesca, para ajustar esse esforço aos limites sustentáveis de extração, além de tentar distribuir as capturas sobre diversos recursos.
Tendo em vista a contextualização geral apresentada, elegeu-se a região sul do estado do Rio Grande do Sul, para estudar-se a complexidade da atividade de pesca nas dimensões econômica, social e ambiental. Mais particularmente, constituem alvos da pesquisa as possíveis relações de variáveis meteorológicas/climatológicas com o desembarque de pescado, visando explorar a possibilidade de incluir contribuições destas variáveis nos modelos de gerenciamento dos estoques de pescado da região em estudo, e desta forma, compreender melhor a complexidade de laços de retroalimentação do tipo tempo/clima-pesca-mercado, que, acredita-se, possam governar parte importante deste processo de uso dos estoques de pescado.
A banca examinadora será composta pelos professores João Carlos Torres Vianna (orientador) e Gilberto Barbosa Diniz, da UFPel, e Solismar Fraga Martins (Furg).

Seção: Notícias