Professores participam de Encontro sobre Preservação do Patrimônio

4 de Julho de 2008

Os professores da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da UFPel Ester Gutierrez Bendjoya, Margarete Gonçalves, Nirce Saffer Medvedovisk, Sylvio Jantzen e Ana Lúcia Costa de Oliveira participaram do Encontro Nacional de Arquitetos sobre Preservação do Patrimônio Edificado(Arquimemória 3), ocorrido de 8 a 11 de junho, em Salvador, Bahia. Os docentes apresentaram com seus orientados, alunos do mestrado em Memória Social e Patrimônio Cultural do ICH da UFPel, trabalhos completos sobre a questão do patrimônio edificado de Pelotas.

Durante o evento foram realizadas quatro conferências, sete mesas redondas, sete sessões de painéis e 23 sessões temáticas de comunicação oral que discutiram o cenário atual das políticas públicas de preservação do patrimônio edificado no Brasil. Foram debatidos temas ligados à preservação e projetos de recuperação de sítios históricos, ao desafio da requalificação urbana, à preservação do patrimônio recente e sobre o papel dos Planos Diretores, do Estatuto das Cidades e do turismo no Patrimônio Urbano.

Além disto, ocorreram sessões que trataram das relações entre o patrimônio e a história, a memória, a cultura e as novas tecnologias. Foram apresentadas conferências pelos arquitetos Eduardo Souto Moura (Portugal), Maria Margarita Segarra Lagunes (México) e Marcelo Carvalho Ferraz (Minas Gerais, Brasil).

Estes foram os trabalhos apresentados pelos professores da FAUrb:

1. VILAS E CASAS EM FITA: CONHECIMENTO, VALORIZAÇÃO E PRESERVAÇÃO; Ana Lúcia Costa de Oliveira e Rosa Rolim de Moura

2. PATRIMÔNIO, EDUCAÇÃO E INTEGRAÇÃO A INCLUSÃO DO ARROIO PEPINO, PELOTAS. RS; Ester Judite Bendjouya Gutierrez

3. PATRIMÔNIO CULTURAL BRASILEIRO E A AZULEJARIA PORTUGUESA NO SUL DO RIO GRANDE DO SUL; Margarete R. F. Gonçalves e Renata Ferrari Curval

4.   RESGATE DO ANTIGO A PARTIR DO ESTUDO DE RESTAURAÇÃO DE UM PRÉDIO HISTÓRICO DO SÉCULO XIX NA CIDADE DE PELOTAS-RS; Margarete R. F. Gonçalves, Isabela Fernandes Andrade e Douglas de Castro Brombilla.

5.   A ARQUITETURA DE HABITAÇÃO POPULAR DO INÍCIO DO SÉCULO XX EM PELOTAS: UMA POSSIBILIDADE SOCIAL E CULTURAL PARA A CONTEMPORANEIDADE; Nirce Saffer Medvedovski e Liciane Machado Almeida

6.   TIPOLOGIA, MORFOLOGIA E PERCEPÇÃO NA ANÁLISE DO PATRIMÔNIO CULTURAL URBANO DA REGIÃO SUL DO RS. O PROBLEMA DA AMBIÊNCIA; Sylvio Jantzen, Ana Lúcia Costa de Oliveira e Tiago Gomes Dionello