Curso de Hidrometria para Gestão de Recursos Hídricos

4 de Julho de 2008

dsc03996.JPGEncerrou-se nesta sexta-feira(4) o segundo encontro do Curso de Hidrometria para Gestão de Recursos Hídricos, promovido no CAVG, pelo Grupo de Infreestrutura e Recursos Hídricos da Área de Ciências Agrárias, com apoio do CNPq e Agência Nacional de Águas, ANA.
Neste encontro, as disciplinas de Topografia e Georreferenciamento e Hidrologia Básica foram concluídas pelos docentes envolvidos. Na Topografia foram tratados os assuntos especificamente da área de Altimetria, realizado através de aulas teórico-práticas, característica preponderante no curso de Hidrometria, desenvolvidas no campo experimental do CAVG e, o fechamento das planilhas de cálculos, executadas de forma subseqüente, concluindo com a avaliação necessária aos conteúdos.
Na quarta-feira, foi realizada viagem técnica às estruturas da Barragem e Eclusa do Canal São Gonçalo, administrada pela Agência da Lagoa Mirim da UFPel. Os alunos puderam observar as obras civis, os equipamentos, mecanismos e os procedimentos de uso, manejo e conservação, adotados durante as operações da Eclusa. Esse empreendimento, que opera desde 1977, permite que as águas da Bacia da Lagoa Mirim e do São Gonçalo sejam utilizadas de maneira permanente para o abastecimento público (cidade de Rio Grande), dessedentação animal e principalmente na irrigação das lavouras de arroz, cultura de expressão econômica nesta região do Brasil, que demanda de grandes volumes de água pelo sistema de irrigação adotado.
Logo após, o grupo de alunos, juntamente com os professores Álvaro Nebel, Clóvis Farias e Gilberto Collares visitaram o Distrito de Irrigação da Barragem do Arroio Chasqueiro em Arroio Grande, situado na bacia hidrográfica da Lagoa Mirim e que dispõe de um empreendimento público, sob a tutela da UFPel, e manejado e coordenado pela Coodic, Cooperativa dos Proprietários de Terras do Distrito de Irrigação do Arroio Chasqueiro. O grupo foi recebido pelo engenheiro agrícola Joaquim Carriconde Filho, responsável técnico do distrito, que falou sobre a importância do empreendimento, das estruturas e sobre os parâmetros técnicos hidráulicos da barragem, distrito e sistemas de distribuição e controle de água.
Os alunos puderam ver “in loco” o barramento, as estruturas de descarga, de segurança, de medição, manejo e controle das operações de um distrito de irrigação que, na última safra operou uma área de aproximadamente 10.500 hectares de área irrigada por inundação com a cultura de arroz.
Essas visitas permitiram observar estruturas em operação que se somam aos conhecimentos teóricos desenvolvidos com os grupo de alunos extremamente importante e necessários a formação que se pretende.
Ainda nessa semana, os conteúdos de Português Instrumental, orientados pela professora Ivete Bellomo Machado que puderam buscar orientação técnica para a preparação de relatórios e expressão de resultados necessários às tarefas de permanente atuação que Curso se destina.
O grupo volta a se encontrar na semana de 21 a 25 de julho próximo onde será abordado tema Hidrologia Aplicada, ministrado pelo professor Fernando Falco Pruski, do Departamento de Engenharia Agrícola da Universidade Federal de Viçosa, MG.