Encerrou-se nesta sexta-feira(4) o segundo encontro do Curso de Hidrometria para Gestão de Recursos Hídricos, promovido no CAVG, pelo Grupo de Infreestrutura e Recursos Hídricos da Área de Ciências Agrárias, com apoio do CNPq e Agência Nacional de Águas, ANA.
Neste encontro, as disciplinas de Topografia e Georreferenciamento e Hidrologia Básica foram concluídas pelos docentes envolvidos. Na Topografia foram tratados os assuntos especificamente da área de Altimetria, realizado através de aulas teórico-práticas, característica preponderante no curso de Hidrometria, desenvolvidas no campo experimental do CAVG e, o fechamento das planilhas de cálculos, executadas de forma subseqüente, concluindo com a avaliação necessária aos conteúdos.
Na quarta-feira, foi realizada viagem técnica às estruturas da Barragem e Eclusa do Canal São Gonçalo, administrada pela Agência da Lagoa Mirim da UFPel. Os alunos puderam observar as obras civis, os equipamentos, mecanismos e os procedimentos de uso, manejo e conservação, adotados durante as operações da Eclusa. Esse empreendimento, que opera desde 1977, permite que as águas da Bacia da Lagoa Mirim e do São Gonçalo sejam utilizadas de maneira permanente para o abastecimento público (cidade de Rio Grande), dessedentação animal e principalmente na irrigação das lavouras de arroz, cultura de expressão econômica nesta região do Brasil, que demanda de grandes volumes de água pelo sistema de irrigação adotado.
Logo após, o grupo de alunos, juntamente com os professores Álvaro Nebel, Clóvis Farias e Gilberto Collares visitaram o Distrito de Irrigação da Barragem do Arroio Chasqueiro em Arroio Grande, situado na bacia hidrográfica da Lagoa Mirim e que dispõe de um empreendimento público, sob a tutela da UFPel, e manejado e coordenado pela Coodic, Cooperativa dos Proprietários de Terras do Distrito de Irrigação do Arroio Chasqueiro. O grupo foi recebido pelo engenheiro agrícola Joaquim Carriconde Filho, responsável técnico do distrito, que falou sobre a importância do empreendimento, das estruturas e sobre os parâmetros técnicos hidráulicos da barragem, distrito e sistemas de distribuição e controle de água.
Os alunos puderam ver “in loco” o barramento, as estruturas de descarga, de segurança, de medição, manejo e controle das operações de um distrito de irrigação que, na última safra operou uma área de aproximadamente 10.500 hectares de área irrigada por inundação com a cultura de arroz.
Essas visitas permitiram observar estruturas em operação que se somam aos conhecimentos teóricos desenvolvidos com os grupo de alunos extremamente importante e necessários a formação que se pretende.
Ainda nessa semana, os conteúdos de Português Instrumental, orientados pela professora Ivete Bellomo Machado que puderam buscar orientação técnica para a preparação de relatórios e expressão de resultados necessários às tarefas de permanente atuação que Curso se destina.
O grupo volta a se encontrar na semana de 21 a 25 de julho próximo onde será abordado tema Hidrologia Aplicada, ministrado pelo professor Fernando Falco Pruski, do Departamento de Engenharia Agrícola da Universidade Federal de Viçosa, MG.
Curso de Hidrometria para Gestão de Recursos Hídricos
4 de Julho de 2008
Seção: Notícias