A UFPel participa do 6º Congresso Internacional de Arqueologia (WAC), que ocorre em Dublin, Irlanda, de 29 de junho a 4 de julho, com a participação de 74 países, incluindo grande participação de representantes de países da África, América Latina e Ásia, com destaque substancial aos representantes de populações indígenas, sobretudo aborígenes australianos.
A participação destes grupos exemplifica os compromissos sociais, culturais e ambientais que moveram a criação deste congresso, na década de 1980. Nesta edição, o Brasil conta com uma expressiva comitiva, de quase 40 membros, entre um total de mais de mil trabalhos inscritos. Esta forte presença brasileira traduz o crescimento que a arqueologia vive no país, em sintonia com uma situação mundial: o Japão, por exemplo, contava com oito arqueólogos em 1965 e hoje conta com 6.300; na Inglaterra, existem na atualidade mais de sete mil empregos na área de arqueologia, perfazendo uma circulação econômica anual de 200 milhões de euros.
A equipe do UFPel está sendo coordenada por Fábio Vergara Cerqueira, diretor do ICH e coordenador do Laboratório de Antropologia e Arqueologia (Lepaarq/UFPel), professor do Mestrado em Memória e Patrimônio e Mestrado em Ciências Sociais, bem como professor dos cursos de História, Museologia e Antropologia/Habilitação em Arqueologia. Participam ainda a arqueóloga Luciana Peixoto, aluna do mestrado em Memória Social e Patrimônio Cultural, e a arqueóloga Chimene Kuhn Nobre, pesquisadora associada ao Lepaarq.
Além das comunicações apresentadas, levando à comunidade científica internacional os resultados parciais e finais de várias pesquisas arqueológicas desenvolvidas por nosso laboratório, o prof. Fábio Vergara Cerqueira está realizando contatos visando a futuros intercâmbios para alunos e professores do curso de Antropologia/Habilitação em Arqueologia.
Na sexta-feira, o prof. Fábio Vergara Cerqueira embarca para Atenas/Grécia, para participar das escavações no santuário de Hera em Delos, no Mediterrâneo, numa missão coordenada pela arqueóloga Haiganuch Sarian (USP), sob a chancela da Escola Francesa de Arqueologia de Atenas. Posteriormente, em Atenas, se dedicará a levantar material para seus estudos pós-doutorais, além de realizar visitação a museus e sítios arqueológicos concernentes à Antigüidade.
Os trabalhos apresentados encontram-se são os seguintes:
Tema: Cultural and intellectual Property issues in Archaeoogical Heritage: Identifying in Issues, Developing Modes of Resolution
Comunicação: The Memoriar Program, a reginal educational project for cultural heritage in southern region of Rio Grande do Sul/Brazil: the epistemological base, anaysis and evaluation of its methods and results.
Fábio Vergara Cerqueira, Jezuína Kohls Schwantz, Mariciana Zorzi e Luísa Lacerda Maciel
Tema: Remembering and forgetting: archaeology and social memory
Comunicação: The dishware of the archaeological site Casa 8 (House 8) and Praça Cel. Pedro Osóri0 (Cel. Pedro Osorio Square) Pelotas, RS/Brasil: an interpretation based on quantitative methods, social memory studies and oral History techniques.
Luciana da Silva Peixoto, Fábio Vergara Cerqueira, Chimene Kuhn Nobre, Jorge Oliveira Viana
Tema: Issues in Historical Archaeology
Comunicação: Music and gender in ancient Greece: among texts, images an vases. A contribution of historical archaeology to the study of woman in social and cultural life of the fifth century.
Fábio Vergara Cerqueira
Comunicação: A dinner in the Pelotas’ way: archaeological interpretation of meat in the city of Pelotas, RS, Brasil, in the fifth century
Chimene Kuhn Nobre, Fábio Vergara Cerqueira, Luciana da Silva Peixoto
Tema: Emerging Global Archaeology
Comunicação: Archaeological mapping of the southern region of Rio Grande do Sul State, Brazil
Fábio Vergara Cerqueira, Chimene Kuhn Nobre, Jorge Oliveira Viana, Luciana da Silva Peixoto