Professora Maria da Glória Santana recebe título de Cidadão Pelotense

1 de Julho de 2008

maria-da-gloria.jpgEm solenidade programada para esta quarta-feira(2), às 20h30min, no Teatro Sete de Abril, a professora da Faculdade de Enfermagem e Obstetrícia da UFPel, doutora Maria da Glória Santana, recebe da Câmara de Vereadores o título de Cidadão Pelotense.
Nascida em Pombal, Sertão da Paraíba, Maria da Glória é a 13ª filha de Joaquim Josias de Souza e de Emilia Santana de Souza. É mãe de três filhos: Giordano Santana Soria, Bruno Santana e Thomas Santana Soria, alunos da UFPel e Furg. Formou-se em Enfermagem pela UFPB (1978). Mestre pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC-1988) e doutora em Filosofia da Enfermagem também, pela UFSC (1998), é professora da Faculdade de Enfermagem da UFPel, desde 1979.
Chegou à cidade de Pelotas em agosto de 1979, integrando a equipe de nordestinos e gaúchos que fundou a Faculdade de Enfermagem e Obstetrícia da UFPel. Possui como bandeiras de lutas a Enfermagem, o Diabético e a Pessoa Idosa. É a atual presidente da Associação Pelotense de Diabéticos e membro do Conselho Municipal do Idoso. Trabalha nas áreas de pesquisa, ensino e extensão universitária, com diabetes, humanização, e instituições de longa permanência para idosos. Atua junto aos idosos no Centro Social Filadélfia, Sociedade São Vicente de Paula e Escola Louis Braille.
Agradecida pela honraria, Maria da Glória Santana sente-se feliz em poder contribuir para o desenvolvimento de Pelotas e pela melhoria da qualidade de vida dos pelotenses, berço de seus filhos e local de sua realização profissional.