Coordenadores da UAB reúnem-se em Porto Alegre

10 de Junho de 2008

Com o objetivo de discutir a implantação da Universidade Aberta do Brasil na região Sul, durante os dias 11 e 12 de junho, estarão reunidos em Porto Alegre (RS) mais de 85 coordenadores de pólos e instituições federais de ensino superior (Ifes). Na data, será realizado o 3º Encontro Regional de Coordenadores do Sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB).

Com mais de 40 mil alunos, a UAB é um programa do governo federal que visa expandir e interiorizar a oferta de cursos de educação superior por meio da educação a distância. O programa já está com 291 pólos espalhados em todo o Brasil e só na região Sul já existem 45 pólos, ofertando cursos de universidades federais em áreas como letras, pedagogia, agricultura familiar, sistemas da informação e matemática.

O Rio Grande do Sul é exemplo nesta modalidade de educação, sendo o estado com maior número de pólos da UAB. São ao todo 32 pólos atendendo a um público de 4.650 estudantes.

“A idéia é trocarmos experiências e definirmos rotinas que permitam uma melhor gestão dos pólos de apoio presencial”, disse o diretor de Educação a Distância da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e coordenador da UAB, Celso Costa. Ele ressaltou que a idéia é consolidar o planejamento estratégico da UAB de forma coletiva, contando com a colaboração de todos os envolvidos no processo. O encontro será realizado no City Hotel Porto Alegre, a partir das 9h.

UAB - Este ano, o programa vai expandir sua capacidade de atendimento acrescentando mais 271 pólos de apoio presencial. Com isso, a UAB vai atingir a marca de 562 pólos ao fim de 2008. O número representa um aumento de 93% em relação a 2007. Ao atingi-lo, o governo terá percorrido mais da metade do caminho (67%) para alcançar a meta de 830 pólos até 2010, o que consolida o programa.

Novos cursos da UAB estarão disponíveis em mais 51 municípios gaúchos, a partir de agosto. Destinado principalmente à capacitação de professores da rede pública de ensino, cerca de 90% dos cursos serão de licenciatura. Para se inscrever no processo seletivo, os alunos devem procurar as instituições de ensino superior que ofertam os cursos. Saiba mais em www.uab.capes.gov.br <http://www.uab.capes.gov.br/>.