Coordenadoria de Comunicação Social

Universidade Federal de Pelotas

Conheça os novos cursos da UFPel oferecidos no Vestibular de Inverno

9 de Junho de 2008

A UFPel está oferecendo 11 novos cursos neste Vestibular de Inverno 2008, cujas inscrições podem ser feitas até 20 de junho, pela Internet. As provas serão realizadas nas cidades de Pelotas, Sant’Ana do Livramento e Passo Fundo, nos dias 12 e 13 de julho. São 876 vagas em 25 cursos. A íntegra do edital está disponível no site do Centro Especializado em Seleção (CES/UFPel) - http://ces.ufpel.edu.br/vestibular .
Conheça os novos cursos:

Bacharelado em Antropologia
Vinculado ao Instituto de Ciências Humanas e Departamento de História e Antropologia, o curso de Bacharelado em Antropologia está dividido em duas habilitações: Antropologia Social e Arqueologia. Cada uma dessas habilitações totaliza 2.700 horas de atividades discentes. De acordo com as opções e a aspiração, o aluno realiza disciplinas como Antropologia Social, Etnologia Ameríndia/Afro-Americana, Pesquisa Etnográfica, Antropologia Visual, Arqueologia Pré-Colombiana, Teoria e Prática de Campo/Laboratório, Metodologia da Pesquisa Arqueológica, Arqueologia de Contrato, etc.
O curso de Bacharelado em Antropologia oferece 25 vagas para habilitação Antropologia Social e 15 vagas para habilitação Arqueologia, totalizando 40 vagas. A duração mínima do curso é oito semestres, sendo que as disciplinas ocorrem, prioritariamente, no turno da noite.
Com relação ao mercado de trabalho, repara-se um processo de expansão a nível nacional e internacional. Junto a instituições públicas, privadas, sociedade civil, o ofício consiste na realização de mapeamento de territórios indígenas, afro-americanos, tradicionais, registros de patrimônio material e imaterial, pesquisas na área da saúde, mapeamento arqueológico, levantamento e resgate arqueológico, projetos de proteção ao patrimônio cultural brasileiro, educação patrimonial, para citar alguns.
Um curso que junta antropologia e arqueologia é uma tradição norte-americana e latino-americana. No Brasil, essa proposta apresenta um caráter inédito. Isto é, a UFPel é a primeira universidade brasileira a ofertar um bacharelado com essa marca.

Conservação e Restauro
O Curso Superior de Tecnologia em Conservação e Restauro de Bens Culturais Móveis, tem por finalidade qualificar profissionais capacitados para atuarem nas diferentes instituições que atuam com memória e patrimônio, tanto na pesquisa como na elaboração e execução de propostas de preservação do patrimônio cultural.
Esse profissional poderá atuar junto a museus e instituições de guarda de memória, públicas ou privadas; fomentar e assessorar iniciativas comunitárias de formação de espaços museais e ações de guarda de memória e patrimônio;atuar em exposições desenvolvendo o controle das condições de conservação, emitindo laudos de conservação dos bens, instruindo equipes para que observem os princípios de conservação de cada acervo; atuar em perícias técnicas sobre bens culturais móveis; atuar como prestador de serviço para instituições de guarda de acervos e particulares.
A Conservação e Restauro, por ser área mais voltada à prática, possui em sua estrutura curricular um número bastante expressivo de aulas em laboratórios. O tempo de duração do curso é de sete semestres, com funcionamento noturno. A carga é de 1800 horas.
Gestão de Cooperativas
O curso superior de Tecnologia em Gestão de Cooperativas é ofertado pelo Conjunto Agrotécnico Visconde da Graça (CAVG) de ensino básico, técnico e tecnológico da UFPel, sendo um curso de graduação. Destina-se aos alunos que concluíram o ensino médio ou equivalente. Possui duração de seis semestres e funcionará no período noturno com 40 vagas. Os graduados recebem a titulação de Tecnólogo em Gestão de Cooperativas.
O curso destina-se aqueles que desejam uma formação profissional voltada a aplicação da tecnologia associada à capacidade de pesquisa e extensão, dentro dos valores do cooperativismo, atuando como um diferencial no aspecto social, econômico e financeiro. Deve possuir propósitos firmes de continuar aprendendo e de acompanhar as mudanças ocorridas na organização, cultivando o pensamento reflexivo, a inovação científico-tecnológica, a capacidade empreendedora, primando sempre pelos princípios de justiça e ética profissional. Sua atuação é como gestor em organizações cooperativas tendo habilidade e competência para ocupar cargos e desenvolver funções de planejamento e gerenciamento.
O curso é de graduação e destina-se aos alunos que concluíram o ensino médio ou equivalente. Possui duração de seis semestres e funcionará no período noturno no Conjunto Agrotécnico Visconde da Graça (CAVG), sendo ofertadas 40 vagas. Os graduados recebem a titulação de Tecnólogo em Gestão de Cooperativas.
Dança-Teatro (Licenciatura)
Dança-Teatro (Licenciatura) é um curso que tem como objetivo a formação de um profissional que possa ministrar aulas de Dança-Teatro, bem como atuar na qualidade de agente cultural nos diversos âmbitos sócio-culturais. Trata-se de um curso inaugural no Brasil, pois é o primeiro na modalidade.
Esse gênero híbrido, a Dança-Teatro, surgiu na Alemanha dos anos 70 a partir da prática da coreógrafa Pina Bausch. Desde esse momento inúmeros artistas por todo o mundo, inclusive no Brasil, têm desenvolvido obras dessa natureza. Trata-se de um novo tipo de Dança que procura nos elementos teatrais os códigos para seus movimentos. O que esses artistas procuram não é o teatro, mas a teatralidade que emana da realidade. Ou seja, a Dança-Teatro compõe-se por meio de um intenso diálogo com a própria vida.
Essa iniciativa da UFPel não é baseada apenas na originalidade da proposta, pois há uma questão ideológica explícita na própria reestruturação pela qual passa nossa Universidade e que nos permite enfrentar mais esse desafio: para um curso de Dança (Geral) é preciso uma seleção de corpos com capacidades para o desenvolvimento dos códigos do Ballet Clássico, por exemplo, o que limitaria a entrada dos alunos e alunas; para o curso de Dança-Teatro (Licenciatura), embora a prática da expressão corporal seja a premissa básica, não há a necessidade de uma corporeidade específica. O que se espera de um trabalho de Dança-Teatro é precisão na construção e execução de códigos criados pelos próprios sujeitos envolvidos.
Outro fator importante é que a cidade de Pelotas, assim como a metade sul do Rio Grande do Sul, possui forte tradição de dança. As atuais companhias de Dança de Pelotas tendem para a exploração da Dança-Teatro, ou seja, para a narrativa por meio do corpo. Um curso que trate dessa demanda específica pode estimular um aumento das escolas e companhias de dança da região, e também ampliar as práticas dos grupos já existentes. A modalidade é a presencial. São oito semestres, com uma carga de 2920 horas, à noite. São 30 vagas. O regime acadêmico é o semestral. Está vinculado ao Instituto de Artes e Design.

Engenharia Geológica
O engenheiro geólogo tem como função profissional fazer a ligação entre a Geologia e a Engenharia, desempenhando um papel relevante no desenvolvimento sustentado da atividade humana, sempre que estão em causa os recursos naturais e os múltiplos efeitos da sua utilização. Os engenheiros geólogos estão aptos a desenvolver atividades que envolvam o estudo e caracterização de minerais, rochas, solos e águas; a avaliação, exploração e gestão de recursos hídricos e geológicos; a previsão e análise de riscos geológicos e ambientais; a caracterização geológica-geotécnica de terrenos, indispensável às obras de engenharia civil; e a elaboração de projetos de engenharia nos domínios citados.
O curso de Engenharia Geológica está estruturado de forma a garantir que os seus egressos adquiram uma boa formação de base em Matemática, Física e Química, uma preparação sólida em Geociências e o domínio de conhecimentos tecnológicos, próprio das engenharias. O curso terá a duração de cinco quatro anos e o grau obtido pelo formando será o de Bacharel em Engenharia Geológica, ou Engenheiro Geólogo.
O egresso do curso de Engenharia Geológica da UFPel está preparado para integrar o quadro técnico-científico de empresas, organismos públicos e privados nas áreas de geotecnia, recursos minerais metálicos e não metálicos, recursos energéticos, recursos hídricos, solos, geoquímica e geofísica aplicadas - ao ambiente, à engenharia e à arqueologia -, geologia marinha, cartografia, topografia, fotogeologia, detecção remota e sistemas de informação geográfica.
O engenheiro geólogo pode exercer a sua atividade profissional em empresas de construção civil, empresas de exploração e transformação de rochas industriais e ornamentais, pedreiras, minas, laboratórios e organismos do estado, prefeituras, gabinetes de projeto e consultoria. Um número significativo de engenheiros geólogos pode vir a desempenhar funções docentes e/ou de investigação em diferentes escolas ou instituições de ensino médio, técnico e superior - graduação e pós-graduação.
A demanda por esse tipo de profissional está em crescimento, tendo em vista a demanda pela investigação de novas fronteiras exploratórias de recursos minerais e da necessidade do controle ambiental sobre a exploração mineral e de outras atividades sobre o meio onde o homem é o principal agente de interferência.

Bacharelado em História
O curso é vinculado ao Instituto de Ciências Humanas, através do Departamento de História e Antropologia. A titulação conferida é a de Bacharel, com carga horária total de 2.780 horas. As disciplinas e demais atividades serão realizadas à tarde. Ao todo serão 40 vagas no vestibular. O mercado de trabalho para este profissional tem se ampliado muito, tendo em vista o alargamento de áreas como Educação Patrimonial e Organização de Acervos, que serão priorizadas na sua formação. Esta expansão não está localizada apenas na Universidade, mas também é vista dentro das administrações federal, estaduais e municipais, bem como na iniciativa privada, que parece começar a perceber a importância da preservação da História.
Os alunos receberão formação para que no mercado de trabalho possam desenvolver pesquisas na área de História, através de diferentes metodologias. Dessa forma estarão aptos a trabalhar em Universidades, Centros de Pesquisa, Museus, Arquivos, Memoriais, Bibliotecas, além de empresas públicas e privadas, que realizem assessoramento com temáticas vinculadas à História. Também poderão prestar assessoria a prefeituras e outros órgãos públicos em relação à avaliação de patrimônios históricos e documentais e suas formas de preservação ou de utilização consciente e planejada dele junto ao público.

Bacharelado em Química Industrial
O curso de Bacharelado em Química Industrial do Instituto de Química e Geociências da UFPel visa preparar a partir de um currículo generalista, com carga horária mínima e flexível, profissionais qualificados para atuar nos mais variados campos da Indústria Química, com ênfase na aplicação da Biotecnologia, da Agroindústria e dos Recursos Renováveis, bem como para a pesquisa e o desenvolvimento nestas áreas e nas diversas áreas da Química. A proposta curricular está fundamentada nos Parâmetros Curriculares Nacionais para os Cursos de Química (CNE/CES 1.303/01) e também nas diretrizes para o Reuni, Decreto nº 6.096/2007. A carga horária total (3094 h) está dividida entre três núcleos, articulados entre si: Núcleo de Formação Específica (NFE); Núcleo de Formação Complementar (NFC) e Núcleo de Formação Livre (NFL) e deverão ser integralizadas no mínimo em oito semestres ou no máximo em 12 semestres.

Viticultura e Enologia
O curso Superior de Tecnologia em Viticultura e Enologia é destinado a egressos do ensino médio que busquem capacitação para atuar em empresas do setor vitivinícola, planejando, gerenciando, implantando e avaliando todas as etapas de produção, desde a escolha das cepas de uva, plantio, colheita, processamento, fermentação, envase, armazenagem e comercialização, até a degustação e atividades de somelier, enoturismo e gastronomia. A análise sensorial, o controle de qualidade, a supervisão dos processos de produção e conservação, atividades de controle ambiental, a cultura do vinho, dos espumantes e conhaques são também atribuições desse profissional.
O curso será ministrado no Conjunto Agrotécnico Visconde da Graça (CAVG), sendo ofertadas 25 vagas/semestre e terá duração de seis semestres com funcionamento no período diurno. Os graduados recebem a titulação de Tecnólogo em Viticultura e Enologia.

Zootecnia
O curso de Zootecnia tem o compromisso de formar profissionais que irão gerar e aplicar conhecimentos científicos na criação de animais domésticos, de forma economicamente viável, visando a máxima produtividade, tendo também, uma atuação social, econômica e cultural, transformadora aonde venha a atuar, contribuindo para a melhoria da qualidade de vida no meio rural. O objetivo do curso é formar profissionais capacitados, visando a sua inserção no mercado de trabalho.
A formação acadêmica tem duração de oito semestres, sendo o último período reservado ao estágio curricular. A participação dos graduandos em estágios voluntários, programas especiais e colaboração em projetos de ensino, pesquisa e extensão são formas complementares ao aperfeiçoamento deste profissional.

Design Digital
O curso de Design Digital surge a partir do reconhecimento de uma necessidade diagnosticada a partir do Curso de Design Gráfico do IAD/UFPel e da demanda de trabalho e absorção de profissionais na área por um mercado de trabalho em franca expansão.
O profissional em Design Digital poderá atuar, dentre outras, em agências de mídia digital, produtoras de vídeo e animação, empresas de desenvolvimento de portais e sites, escritórios de design, arquitetura, agências de comunicação e sinalização visual, indústrias gráficas e editoras.
A formação desse profissional já conta com a experiência de quase dez anos de existência do Curso de Design Gráfico na UFPel, um curso surgido no seio de um Instituto de Arte e que têm nesse ponto um de seus diferenciais. Ao longo desses anos foi possível que se fizessem ajustes ao currículo do curso em consonância com as diretrizes curriculares nacionais e com as modernas concepções de cursos de design no país.
O curso prevê um núcleo de formação geral em design que compreende disciplinas como Fundamentos do Design, Desenho, Tipografia, História do Design, Metodologia Projetual do Design, Semiótica, Ergonomia; um núcleo de formação específica em design digital que pretende oferecer uma formação ampla e geral nas diversas áreas de atuação para o futuro profissional, através de disciplinas tais como Teorias da Hipermídia, Design de Informação, Design de Interação, Design de Jogos, Tecnologias de Animação, Direção de Arte e outras. Além desse núcleo de formação geral e específica o aluno ainda tem a possibilidade de cursar disciplinas optativas e livres que venham a enriquecer sua formação.
A duração é de quatro anos, o número de vagas oferecidas é de 25 e o turno o diurno. A estrutura curricular planejada pretende ainda concentrar a formação em um turno único - manhã ou tarde.

Biotecnologia
O curso de graduação em Biotecnologia tem por objetivo formar profissionais capazes de utilizar as ferramentas, princípios e conceitos da moderna biotecnologia visando a geração de novos produtos e processos biológicos.
O bacharel em Biotecnologia estará capacitado a planejar, executar e interpretar os resultados da aplicação das técnicas da moderna biotecnologia referentes a diagnósticos e desenvolvimento de produtos e processos a partir de microrganismos, plantas e animais. Deverá desenvolver uma atitude permanente de investigação, com visão crítica sobre o uso, benefícios e limites da ciência e estar habilitado a participar de discussões cientificas, com embasamento biológico sólido, generalista e com habilidades científicas e técnicas capazes de resolver problemas, levando em consideração as questões éticas.
O bacharel em Biotecnologia deverá também ser capaz de dominar os temas referentes à moderna biotecnologia, tais como produção de vacinas e anticorpos, geração de testes de diagnósticos, produção de bioprodutos aplicados ao agronegócio geração de produtos para a indústria petroquímica, produção de células-tronco e engenharia de tecidos.

Seção: Notícias