UFPel conquista mais de R$ 2 milhões em edital CT-Infra

6 de Junho de 2008

A UFPel acaba de ser contemplada pelo edital CT-Infra/FINEP com verba para expansão de sua estrutura de pesquisa, com R$ 2.074.621,00 (Dois Milhões e Setenta e Quatro Mil Seiscentos e Vinte e Um Reais). Este valor é o maior já conquistado pela Universidade até agora, neste tipo de edital.

Segundo o Coordenador de Projetos CT-Infra da UFPel, professor Mário Pires, os recursos serão divididos entre os Sub-projetos apresentados. Foram contemplados os seguintes sub-projetos: Implantação do  Centro de Microscopia da UFPel e Fortalecimento das Áreas de Engenharias, Nanotecnologia, Exatas, Biotecnologia em Saúde e Sociais (R$ 423.540,00); Consolidação da Central Analítica da UFPel – Fase II (R$ 764.154,00); Consolidação da Infra-Estrutura da UFPel dos Programas de Pós-graduação nas Agrárias, com ênfase na pesquisa, inovação e produção de alimentos seguros (R$ 285.391,00); e para o Centro de Diagnóstico e Pesquisa em sanidade Animal (R$ 601.536,00).

A distribuição dos recursos reflete a visão da atual Reitoria de diversificar sua estrutura de pesquisa, com equipamentos de última geração, para consolidar cada vez mais a UFPel como geradora de conhecimento  e tecnologia. O reitor César Borges comenta que de 2005 para cá, a qualificação docente e o retorno de novos pesquisadores para a UFPel se constituem nos principais fatores de incremento na pesquisa da instituição.

O plano estratégico para a área da pesquisa e pós-graduação traçado no início da atual gestão mostra seus resultados.  A Universidade projeta para 2008 uma captação de recursos para projetos de pesquisa, através de agências oficiais financiadoras de mais de R$ 8.000.000,00( Oito Milhões de Reais ).