Nema Pel participa do 6º Seminário Internacional de Qualidade Ambiental

5 de Junho de 2008

O Núcleo de Estudos em Meio Ambiente (Nema Pel) participou, de 26 a 28 de maio, do 6º Seminário Internacional de Qualidade Ambiental, realizado na PUC-RS, em Porto Alegre. Gabriel Rockenbach de Almeida, tecnólogo em Controle Ambiental e colaborador do Nema Pel, apresentou oralmente o trabalho “Monitoramento do processo de compostagem de resíduos orgânicos gerados pelo Aviário Experimental do DZ/Faem/UFPel”.
Constituído em janeiro de 2007, o Nema Pel está inserido no Departamento de Zootecnia da Faculdade de Agronomia Eliseu Maciel/UFPel, tendo como coordenadores e fundadores a médica veterinária e mestranda do Programa de Pós-Graduação em Zootecnia e o professor dr. Eduardo Gonçalves Xavier, que conjuntamente atuam na orientação de alunos de graduação em Medicina Veterinária e em Agronomia.
O objetivo do grupo é desenvolver alternativas para o tratamento dos resíduos agropecuários, buscando assim a sustentabilidade dos sistemas de produção. Para isso, desenvolvem pesquisas a partir de tecnologias como a compostagem, a vermicompostagem e o Sistema de compostagem de dejetos (Siscode), que visa a transformação dos dejetos líquidos em sólidos por meio da compostagem.