Inscrições de projetos para programas Unibral e Probral

5 de Junho de 2008

O DAAD (Serviço Alemão de Intercâmbio Acadêmico) e a Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior) estão recebendo inscrições até o fim deste mês de projetos de parcerias entre instituições de ensino superior e pesquisa brasileiras e alemãs dentro de seus programas conjuntos Unibral e Probral.

O Unibral destina-se a parcerias entre cursos de graduação, viabilizando o intercâmbio de estudantes e docentes. O programa objetiva incentivar a mobilidade acadêmica, a aproximação de estruturas curriculares e o reconhecimento mútuo de créditos, além da implementação de estudos integrados de graduação e o aprendizado da língua do país parceiro, com aproximação entre as respectivas culturas. Atualmente, existem 25 projetos em andamento.

Por sua vez, o Probral fomenta projetos bilaterais (teuto-brasileiros) de pesquisa, que incluem o intercâmbio de doutorandos, docentes e pesquisadores de ambos os países, por um período de dois a quatro anos. O programa visa o aperfeiçoamento de docentes e pesquisadores, a produção científica conjunta, a troca de informações e a aplicação conjunta dos resultados da pesquisa. No momento, 79 cooperações beneficiam-se deste programa DAAD-Capes.

Tanto Unibral quanto Probral são programas institucionais e não aceitam projetos e candidaturas individuais para intercâmbio. Mais informações sobre os programas: http://rio.daad.de/shared/inter_institucional.htm - telefone (11) 3083-3345.