Seminário do CRMV-RS orienta sobre manejo de fármacos e medicamentos

4 de Junho de 2008

crmv-seminario.jpg  O Conselho Regional de Medicina Veterinária (CRMV-RS) realizou nesta quarta-feira(4), no auditório da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo(FAUrb/UFPel) o Seminário de RT – Módulo Avançado: Estabelecimento de Comércio de Produtos de Uso Veterinário. O evento, que contou com o apoio da Universidade, teve como público-alvo médicos veterinários e acadêmicos dos últimos semestres do curso de Medicina Veterinária, que já haviam participado do Módulo Básico.

Na oportunidade, o presidente da Academia Rio-Grandense de Medicina Veterinária e professor aposentado da UFRGS, Augusto Langeloh, apresentou o tema receituário veterinário. A legislação de fiscalização foi abordada pelos médicos veterinários Adroaldo Schulz Machado e Amanda Santos Sartori, do Setor de Fiscalização do Ministério da Agricultura. O chefe do Setor de Fiscalização do CRMV-RS, José Pedro Martins, fez uma palestra sobre a responsabilidade técnica em estabelecimentos de comércio de produtos de uso veterinário. Além de comprovar participação anterior no módulo básico, os participantes doaram um quilo de alimento ou ração. Nesta entrevista, Langeloh a aponta a relevância do tema do Seminário.

“A participação no seminário, especificamente neste módulo que aborda fármacos e medicamentos, é fundamental para que o RT avalie a importância da sua atividade e reveja alguns conceitos fundamentais e, principalmente, para que se conscientize das constantes alterações e/ou atualizações da legislação”, observa Langeloh. Na sua ótica, a legislação, distribuída entre diferentes ministérios não está adequadamente difundida entre os profissionais.

Segundo Augusto Langeloh, são muitos os riscos do manejo e armazenagem inadequados dos medicamentos, tanto para o animal tratado como para o consumidor de produto de origem animal; “para a indústria que processa o leite, por exemplo; e para o meio ambiente.