Lançado DVD com plantas digitalizadas da Prefeitura Municipal de Pelotas

2 de Junho de 2008

Foi lançado na última quinta-feira(29) DVD contendo plantas do acervo da Prefeitura Municipal de Pelotas - Secretaria de Urbanismo. O trabalho realizado por alunos do Programa de Educação Tutorial (PET) da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAUrb/UFPel), resgata e preserva documentos iconográficos da Secretaria Municipal de Planejamento Urbano.Foram digitalizados cerca de 170 projetos, do período de 1870 a 1930. No DVD-Rom pode-se encontrar, além de imagens em alta resolução,  um banco de dados de cada planta arquitetônica.

Participaram do trabalho os bolsistas Papola Calderón, Paula Alquati, Marina Carvalho, Tatiane Nogueira, Crhistiano Toralles, Gabriela Ferreira, Marcus Saraiva, Daiane Gomes,  Manoela Sostruznick, Sabrina Rau, Jeremias Formolo, Joseline Durante, Daniele Luckow, Janaína Lima José Henkes e Laércio Maculan, e os tutores Ana Paula de Faria e Maurício Couto Polidori do PET/FAUrb, juntamente com funcionários da Secretaria de Urbanismo, voltados ao resgate e preservação de documentos.

Parte dos DVDs foram entregues à Faculdade de Arquitetura da UFPel, à Secretaria de Urbanismo, à Biblioteca Pública e à Secretaria de Cultura. O restante ficará à venda na Livraria da UFPel.

Espera-se com esse trabalho a recuperação e sistematização dos documentos, de maneira que venham a ser colocados à disposição de outros pesquisadores e da comunidade em geral.