Professor do CAVG é homenageado em Ouro Preto

26 de Maio de 2008

fonaprace3.JPG  Em encontro realizado de 13 a 15 de maio na Universidade Federal de Ouro Preto(Ufop), Minas Gerais, o Fórum Nacional de Pró-Reitores de Assuntos Comunitários e Estudantis(Fonaprace), ao comemorar 20 anos, prestou homenagem ao professor do Conjunto Agrotécnico Visconde da Graça(CAVG) da UFPel José Leonel da Luz Antunez, durante a abertura do evento, presidida pelo reitor da Ufop, João Luiz Martins.

Foi na gestão de Antunez na presidência do Fonaprace, de 1999 a 2000, que a assistência estudantil foi incluída no Plano Nacional de Educação(PNE), quando também foi elaborado o primeiro esboço do Plano Nacional de Assistência Estudantil, recentemente consagrado pela portaria normativa número 39, de 12 de dezembro de 2007, do Ministério da Educação, que institui o Programa Nacional de Assistência Estudantil(Pnaes).

Para o professor da UFPel, “o reconhecimento é importante, mas gostaria de dividi-lo com os outros oito colegas que presidiram a entidade nestes 20 anos e contribuíram em muito, principalmente com a realização das duas pesquisas do Perfil Sócio- econômico, que proporcionaram as bases sólidas para as ações do fórum”.

Durante o evento palestrou Maria do Socorro Mendes, representante do Ministério do Planejamento, que abordou a relação positiva entre os Programas Sociais do Governo e a assistência ao estudante.

Conforme Antunez, o Fonaprace teve outros bons motivos para comemorar. Um dos palestrantes do encontro foi o professor Édson Norberto Cáceres, coordenador geral de Relações Estudantis da Secretaria de Ensino Superior (Sesu) do MEC, que anunciou para o segundo semestre de 2008 a liberação de R$ 126 milhões para a assistência estudantil das instituições federais de ensino superior (Ifes). Ficou acertada também em Ouro Preto a realização da 3º Pesquisa do Perfil Sócio-econômico dos estudantes das Ifes, a ser concluída até dezembro deste ano.

“Assim, o Fonaprace sedimenta suas ações na defesa da assistência ao estudante como um importante órgão assessor da Associação Nacional de Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior(Andifes)”, observou o ex-presidente do Fórum.