3º SEC da UFPel debate a flexibilização curricular

13 de Maio de 2008

edson-caceres.jpg   O 3º Salão de Extensão e Cultura e 1ª Semana de Ensino, Extensão e Cultura da UFPel tiveram seu ponto alto nesta terça-feira, com a solenidade oficial de abertura, seguida de mesa-redonda sobre o tema-base, “Flexibilização Curricular”, tendo como palestrante principal o diretor de Políticas de Ensino Superior de Graduação da Secretaria de Educação Superior do Ministério da Educação (SESu/MEC), Edson Roberto Cáceres.

Também estão representados no evento os ministérios das Cidades e da Defesa (projeto Rondon), bem como as pró-reitorias das universidades da Região Sul, as Secretários de Educação da Zona Sul, além do Ministério das Cidades e Ministério da Defesa (projeto Rondon).

À tarde, foi realizado, no Largo da Prefeitura, o projeto UFPel em ação, que disponibilizou à comunidade uma série de serviços, como a aferição da pressão arterial, orientações sobre exercícios físicos, atendimento odontológico e veterinário, entre outros. A programação contou também com apresentações artísticas e culturais, com destaque para o Núcleo de Teatro Universitário. Veja a íntegra da programação no link programacao-nt.doc

Em seu pronunciamento, na abertura do evento, o pró-reitor de Extensão e Cultura, Vitor Hugo Manzke, destacou o reconhecimento da área de extensão, por parte do atual Governo, que vem incentivando o incremento das iniciativas extensionistas no meio universitário. Outro ponto relevante foi apontado pelo vice-reitor da UFPel, Telmo Pagna Xavier, no exercício da Reitoria: a integração entre as pró-reitorias de Extensão e Cultura e de Graduação, representada pela diretora do Departamento de Registros Acadêmicos, professora Rosane da Silveira Alves.

Flexibilização curricular

O representante da SESu/MEC, Edson Roberto Cáceres, descreveu as metas globais do Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais  (Reuni), relacionadas à flexibilização curricular, com ênfase para a revisão da estrutura acadêmica, a mobilidade estudantil, a diversificação das modalidades de graduação, a articulação graduação/pós-graduação. Segundo ele, a reestruturação acadêmica deve buscar modelos curriculares inovadores e mais compatíveis com o mundo atual do trabalho, permitindo formar mais e melhor, com a oferta de cursos em áreas de maior demanda.

“O Reuni preconiza a formação de cidadãos com espírito crítico, que possam contribuir para a solução de problemas cada vez mais complexos da vida pública”, observou o palestrante. Ele defendeu também a articulação da Educação Superior com a Educação Básica, Profissional e Tecnológica, o estímulo às políticas de extensão universitária e o melhor aproveitamento dos talentos, priorizando as habilidades e competências.

Programação - Nesta quarta e na quinta-feira, serão realizadas apresentações de banners, no Salão Milton de Lemos, do Conservatório de Música. Na sexta-feira, das 16h às 18h, será realizado o Fórum dos Coordenadores de Projetos de Extensão e entrega das premiações.

Todos os acadêmicos que inscreveram trabalhos estarão aptos a concorrer aos prêmios Jovem Extensionista e Jovem Artista. O primeiro será concedido a oito acadêmicos, um de cada área temática, em função da qualidade do trabalho, incluindo conteúdo e apresentação oral. As áreas temáticas são as seguintes: Direitos Humanos e Justiça, Educação, Tecnologia e Produção, Meio Ambiente, Saúde, Trabalho, Comunicação e Cultura. O prêmio Jovem Artista será concedido aos acadêmicos classificados nos três primeiros lugares.