Eventos na área de Extensão e Cultura movimentam a UFPel

12 de Maio de 2008

salao-ext-e-cult.JPG Já estão em pleno andamento as atividades do 3º Salão de Extensão e Cultura e 1ª Semana de Ensino, Extensão e Cultura, promovidos pelas pró-reitorias de Graduação e de Extensão e Cultura da UFPel, com a participação de dezenas de instituições públicas de ensino da Região Sul. A programação teve início nesta segunda-feira, com o Fórum de bolsistas de Extensão, que teve como ponto alto a apresentação do Histórico das Políticas de Extensão na UFPel, pelo ex-pró-reitor, professor Renato Luiz Mello Varoto.

A instalação dos trabalhos foi prestigiada pelo reitor Cesar Borges, pelo vice-reitor Telmo Pagana Xavier e pelo pró-reitor de Extensão e Cultura, Vitor Hugo Manzke. Na oportunidade, Cesar Borges voltou a projetar o crescimento da Universidade para os próximos anos e enfatizou a importância da área de extensão universitária nas ações junto à comunidade regional. Ele destacou os 90 anos do Conservatório de Música da UFPel, “fato que  justifica a escolha do local para sediar o evento.

Tendo como tema “Flexibilização Curricular: Novas possibilidades de fazer o seu caminho na universidade”, o Salão de Extensão e Cultura busca proporcionar aos estudantes da Universidade a oportunidade de expor e discutir seu trabalho como parte de um projeto de extensão. Através de conferências, mesas-redondas, pretende-se também avaliar as atividades desenvolvidas ao longo do ano nessa área. Dentro da 1ª Semana de Ensino, Extensão e Cultura serão desenvolvidos diversos minicursos dirigidos a diferentes áreas. Durante a semana, estão programadas diversas atividades culturais.

Todos os acadêmicos da UFPel que inscreveram trabalhos no evento estarão aptos a concorrer aos prêmios Jovem Extensionista e Jovem Artista. O primeiro será concedido a oito acadêmicos, um de cada área temática, em função da qualidade do trabalho, incluindo conteúdo e apresentação oral. As áreas temáticas são as seguintes: Direitos Humanos e Justiça, Educação, Tecnologia e Produção, Meio Ambiente, Saúde, Trabalho, Comunicação e Cultura. O prêmio Jovem Artista será concedido aos acadêmicos classificados nos três primeiros lugares.

A íntegra da programação e demais informações estão disponíveis no site da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura: http://prec.ufpel.edu.br/eventos.html .