UFPel adquire quarteirão no Campus das Ciências Sociais

11 de Maio de 2008

quarteirao.jpg Com recursos provenientes do Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais  (Reuni), do Governo Federal, a Universidade Federal de Pelotas (UFPel) adquiriu, na sexta-feira(9), o imóvel localizado no quarteirão entre as ruas Almirante Tamandaré e Benjamin Constant, com frente para a rua Almirante Barroso e fundos para a rua Alberto Rosa, defronte ao prédio do Instituto de Ciências Humanas (ICH), no Campus das Ciências Sociais. O terreno com cerca de 5,8 mil m² e área construída de 4,3 mil m², foi adquirido ao custo de R$ 1.850.000,00.

A área adquirida, que possibilitará a expansão e consolidação das atividades acadêmicas da Universidade na zona do Porto, permitirá, em médio prazo – com previsão de construção para 2009 –, a instalação dos novos cursos da UFPel na área das Engenharias: Engenharia Geológica, Civil, Engenharia de Produção e Ambiental e de Recursos Renováveis. Está sendo discutida a possibilidade de instalação, na mesma área, dos cursos correlatos de Matemática e Física.

A curto prazo, já há o encaminhamento de projeto para reforma de salas de aula e instalações especiais para os cursos de Cinema e Teatro, com previsão para  julho ou agosto de 2008. No segundo semestre, serão instaladas salas para aulas teóricas, em caráter excepcional, para ampliação dos cursos de Ciências Humanas e Sociais e para a Faculdade de Educação (FaE).

“Somada à construção do futuro Campus Porto, na antiga área do Frigorífico Anglo, a UFPel dá um importante passo rumo à ampliação de sua área física, visando a atender ao arrojado plano de crescimento do número de cursos e de alunos nos próximos quatro anos”, observa o reitor César Borges, ao assinar a escritura, juntamente com a direção da Fundação Simon Bolívar e os antigos proprietários do imóvel.