UFPel na Olimpíada Brasileira de Informática

23 de Abril de 2008

A Olimpíada Brasileira de Informática é uma competição voltada a estudantes do ensino Fundamental e Médio que disputam as modalidades Iniciação e Programação, respectivamente. Também é estendida para universitários que estão ingressando em cursos de graduação na Área de Computação. É organizada pela Sociedade Brasileira de Computação (SBC - http://www.sbc.org.br ).

O treinamento e a aplicação das provas classificatórias são realizadas em várias localidades do Brasil. Em Pelotas, o Departamento de Informática do Instituto de Física e Matemática, conjuntamente com a Delegacia da SBC na UFPel e o Colégio São José juntaram esforços visando divulgar o potencial dos alunos daquele colégio bem como dos alunos do primeiro semestre do Curso de Bacharelado em Ciência da Computação (CBCC) da UFPel.

De 24 a 28 de março, foi ministrado no Colégio São José em Pelotas o treinamento para preparar os alunos para participar da Olimpíada Brasileira de Informática (OBI). No dia 29 de março foi realizada a primeira fase classificatória da OBI. Essa Olimpíada foi patrocinada pela Fundação Carlos Chagas e o treinamento e a aplicação das provas ficaram a cargo do professor Lucas Ferrari de Oliveira, do Departamento de Informática da UFPel.

O resultado da seleção dessa primeira fase teve como classificado o aluno Gustavo Freitas Sanchez, do primeiro ano do CBCC. É importante salientar que o aluno do CBCC/UFPel foi o único selecionado do Rio Grande do Sul para a segunda fase da OBI, o que trouxe visibilidade e destaque para o CBCC/UFPel na comunidade da área em todo o Brasil. A OBI terá prosseguimento neste sábado, 26, quando Gustavo Sanchez passará por uma nova etapa de avaliação, que será realizada na UFPel.

A Delegada da SBC na UFPEL, professora Eliane Alcoforado Diniz, agradece o apoio e incentivo que vem recebendo do Secretário Regional da SBC no Rio Grande do Sul, professor Gerson Cavaleiro, que tem dado continuidade ao processo de colaboração que sempre foi um marco entre  a SBC e a UFPel.

A sinergia existente entre a Universidade e a SBC, através da Delegacia Institucional e da Secretaria Regional, remonta há vários anos e tem como resultado gratificante a inserção da UFPel dentro da comunidade científica de Informática do Brasil. “A Delegacia da SBC na Universidade e o Departamento de Informática da UFPel agradecem a colaboração do professor Lucas Ferrari de Oliveira e parabeniza o aluno Gustavo Sanchez pela vitória nessa etapa e deseja sucesso nas etapas seguintes”, disse a professora Diniz.