UFPel eleita para nova edição do programa de bolsas luso-brasileiras do Santander

23 de Abril de 2008

santander-1.JPG Na última quinta-feira(17), o reitor Cesar Borges recebeu em seu gabinete no Lyceu, no centro da cidade, a visita de uma comitiva de executivos do Banco Santander, que veio formalizar a participação da UFPel na segunda edição do Programa de Bolsas Luso-Brasileiras, patrocinado pela instituição bancária com o objetivo de oferecer a estudantes universitários a oportunidade de aprofundarem sua formação acadêmica em diferentes áreas do conhecimento.

As bolsas permitirão a dez alunos da UFPel, selecionados através de critérios preestabelecidos, a mobilidade estudantil junto às universidades de Minho, Coimbra e Algarve, em Portugal. Em contrapartida, a UFPel receberá dez estudantes oriundos dessas instituições. Cada bolsa para estudantes brasileiros será de 3,3 mil euros pelo prazo de até seis meses. Os critérios de seleção serão estabelecidos nos próximos dias pelo Departamento de Intercâmbio e Programas Internacionais (Dipi/UFPel).

“Por meio da Divisão Global Santander Universidades, o Banco reforça seu compromisso com a comunidade acadêmica. Hoje, nossa rede de relacionamentos reúne mais de 260 instituições de ensino superior no Brasil e 623 universidades no mundo. Contamos ainda com a Rede Universia, que desenvolve e integra conteúdos e serviços gratuitos para o meio acadêmico em 11 países ibero-americanos, com 1069 universidades parceiras”, explica o superintendente de Universidades do Santander, Afrânio Pereira.

Segundo o gerente de Universidades da instituição, Carlos Guilherme Matte, a UFPel foi eleita pela segunda vez a participar do grupo de instituições de ensino superior beneficiadas pelo programa, “por compartilhar a missão institucional do Santander de fomentar a internacionalização da atividade acadêmica”.

A primeira edição do programa se destaca pelos resultados alcançados: em 2007, 175 estudantes brasileiros realizaram intercâmbio em universidades portuguesas e 165 estudantes portugueses estiveram em universidades brasileiras. “Além de aprimorar a formação de estudantes, o programa fortalece os laços de cooperação entre os países, já que 15 universidades portuguesas e 16 brasileiras estreitaram relações bilaterais”, observa Afrânio Pereira. Neste ano, o Grupo Santander concederá 175 bolsas para estudantes de cada país, num total de 350.

Depoimentos

Segundo a estudante Patrícia Soares Bilhalva, da Faculdade de Engenharia Industrial Madeireira, que esteve na Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, de setembro/2007 a fevereiro/2008, a experiência foi enriquecedora, tanto no aspecto acadêmico como cultural. “Fui muito bem recebida pela Universidade. Como o curso de lá é mais antigo (Engenharia Florestal, com especialização em Tecnologia da Madeira), foi muito proveitoso, pois pude pesquisar nos laboratórios, que são muito bem estruturados e conviver com outros bolsistas do programa”, observa Patrícia.

A opinião é compartilhada pela acadêmica Juleide Maria de Souza Soares, de Medicina Veterinária, que realizou seu intercâmbio acadêmico na Universidade de Évora. “Posso dizer que o período de mobilidade acadêmica superou minhas expectativas; conheci colegas das mais diferentes partes do mundo e fui ajudada na adaptação acadêmica e local. Os benefícios profissionais foram imensos. Pude observar fatores epidemiológicos de importância, distintos dos observados aqui no Brasil, e também estar em contato com outro tipo de abordagem clínica e apresentações farmacológicas diferentes daquelas conhecidas no meu país. “A experiência contribui para o amadurecimento pessoal e profissional, em todas as suas interfaces no âmbito social, cultural e tecnológico”, avalia.