Parceria entre Centro de Integração do Mercosul e Sanep

23 de Abril de 2008

O Centro de Integração do Mercosul(CIM) da UFPel, dentro de algumas metas e propostas para 2008 e em parceria com o Sanep, está realizando em seu prédio a seleção do lixo produzido. Esta iniciativa tem como principal objetivo despertar a consciência ambiental tanto na comunidade universitária quanto na comunidade em geral.

Toda quarta-feira, o Sanep faz o recolhimento do lixo no prédio do CIM. Este lixo é reciclado e vendido, o valor gerado pela venda é destinado a uma instituição de educação de Pelotas. No caso do Mercosul, a instituição escolhida foi a Escola Especial Professor Alfredo Dub. A idéia é integrar consciência ambiental e social.

O projeto no qual o Mercosul se inseriu chama-se Adote uma Escola e tem por objetivo desenvolver um projeto de educação ambiental para os alunos das escolas públicas de Pelotas. O projeto ainda gera recurso extra para a escola que é escolhida.

Mais informações sobre o projeto no site

Por que reciclar?

Alguns dados básicos obtidos no site do Sanep:

• Uma tonelada de papel reciclado evita o desaparecimento de dezessete árvores, economiza 4.100 quilowatts de energia (o suficiente para abastecer uma casa média por seis meses), 27.000 litros de água e gastos com a remoção do lixo;
  • A reciclagem de uma garrafa de vidro economiza energia suficiente para o funcionamento de uma lâmpada de 100 watts durante quatro horas. Uma tonelada de latas de alumínio recicladas evita o consumo de 1,36 toneladas de ferro ou 3,6 barris de petróleo.