Medicina chega aos 45 anos com forte inserção social

20 de Abril de 2008

dscf09-0.jpg A Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) completa este mês 45 anos, contabilizando um saldo extremamente positivo nas áreas da formação acadêmica, da pesquisa científica e da extensão universitária. Desde seu surgimento, em 1963, já formou 66 turmas com 3.127 egressos. Para se ter uma idéia do significado do trabalho de extensão desenvolvido na unidade, somente em 2007 foram mais de 62,5 mil atendimentos à população nas mais diversas especialidades e serviços médicos disponíveis.
A unidade acadêmica está inserida nas comunidades local e regional desde a sua fundação, prestando serviços à sociedade de forma ininterrupta e gratuita. Na sede da Faculdade, situada no bairro Fragata, funcionam os setores administrativos e pedagógicos, além das atividades de ensino, pesquisa, extensão e assistência. Conta com serviços como o de radiologia, radioterapia, eletroencefalografia, eletrocardiografia e fisiatria.
No campus funciona também o ambulatório central, que atende as especialidades de angiologia, cardiologia adulta e infantil, cirurgia, cirurgia torácica, clínica geral, dermatologia, endocrinologia, fisiatria, gastroenterologia, ginecologia, hematologia, infectologia, nefrologia, neurologia, oftalmologia, oncologia, otorrinolaringologia, pediatria, pneumologia, proctologia, psiquiatria, reumatologia, traumatologia e urologia, além de ser referência no atendimento de Aids e a pacientes portadores de hepatites, através do Centro de Aplicação e Monitoração de Medicamentos Injetáveis (Cammi).
Conhecimentos
Recentemente e com o apoio da administração central da universidade, a unidade recebeu reformas em sua estrutura física. Todas as salas de aula estão climatizadas e possuem equipamentos de data-show. O Diretório Acadêmico Naum Keiserman (Dank) também foi reformado. A Medicina dispõe de três postos periféricos conveniados com a comunidade, onde os alunos de graduação e pós-graduação desenvolvem atividades práticas, privilegiando as necessidades da população. Como a maioria das instituições de ensino médico do País, a Medicina da UFPel procura disponibilizar aos alunos de graduação e pós-graduação múltiplos cenários para aquisição dos conhecimentos da área. “A aprendizagem prática da medicina tem preponderado sobre a teórica e os campos para esta prática devem ser os mais diversos”, frisa o diretor da faculdade, professor Farid Nader.
Hospital
O Hospital-Escola (HE) da UFPel desempenha um papel fundamental para a aquisição dos conhecimentos práticos. O diretor da faculdade ressalta que a unidade dispõe de tecnologias modernas para diagnóstico e tratamento e de ambiente adequado para trocas de informações entre professores e alunos e de experiências com outros profissionais da saúde. Nesta linha de pensamento, o diretor geral do HE, Heitor Alberto Jannke, disse que o hospital destina-se ao atendimento humanizado do paciente, no exercício da formação acadêmica médica, contando com a força de trabalho de profissionais das mais variadas áreas da saúde e culminando com uma inserção comunitária do médico, competente e de elevado caráter ético. O HE registrou, em 2007, mais de 182,5 mil atendimentos em exames e terapias diversas, quase 165 mil atendimentos no ambulatório e na urgência, mais de 2,2 mil cirurgias no bloco e mais de 800 partos.
Pós-graduação
A Faculdade conta ainda com cursos de pós-graduação, como as residências médicas em várias especialidades, todas credenciadas pela Comissão Nacional do setor, com cerca de 70 bolsas da Capes nas áreas de cirurgia, clínica médica, nefrologia, obstetrícia e ginecologia, pediatria, psiquiatria, medicina preventiva e social e gastroenterologia. O programa de pós-graduação em Epidemiologia, com seus cursos de mestrado e de doutorado, tem conceito máximo da Capes, o sete, sendo considerado como um dos melhores do País, não só pelo número de teses defendidas, mas também pelas suas publicações nacionais e internacionais.
Semana
De 12 a 16 de maio, será realizada a Semana Acadêmica da Medicina, comemorativa aos 45 anos da Faculdade. Conforme a vice-diretora, professora Susana Siegmund, a programação constará de palestras e apresentações de trabalhos e de pôsteres.