Coordenadoria de Comunicação Social

Universidade Federal de Pelotas

Esef retoma iniciação em voleibol

17 de Abril de 2008

Após alguns anos trabalhando somente com adolescentes, tanto em atividades de aperfeiçoamento quanto de treinamento, o Projeto Voleibol da Escola Superior de Educação Física(Esef) da Universidade Federal de Pelotas, coordenado pelo professor Renato Siqueira Rochefort, está oferecendo novamente à população pelotense a oportunidade de participação em uma atividade de iniciação esportiva nesta modalidade.  

O projeto de extensão, que se destina a meninos e meninas nascidos nos anos de 1995 e 1996, além de suas características específicas terá como novidade a utilização do Sade, Sistema de Aprendizagem Desportiva Educacional, que é uma metodologia de ensino desenvolvida por estudiosos brasileiros e que vem sendo aplicada como marco de ensino dentro da Programa Segundo Tempo do Ministério do Esporte. “Vamos fazer aqui em Pelotas uma espécie de projeto piloto na aplicação específica desta metodologia, em nosso caso dirigido especificamente ao voleibol” salientou Rochefort, que é também consultor e formador do Ministério do Esporte dentro do PST.

Segundo o coordenador do projeto, esta metodologia se diferencia das demais utilizadas para a iniciação em modalidades esportivas justamente por tomar o caminho contrário das mesmas, o que fica evidenciado em sua proposição teórica que é “Jogar para Aprender a jogare não aprender primeiro as técnicas gestuais para depois aplicá-las ao jogo.            

As inscrições para participar das atividades do projeto são gratuitas e estão abertas até 25 de abril, no horário das aulas, que o ocorrerão às terças e sextas-feiras, das 18h às 20h, tendo como local o ginásio de esportes da Esef,  na rua Luiz de Camões, 625.            

O início das aulas está previsto para 29 de abril. Serão disponibilizadas inicialmente 30 vagas. Rochefort evidencia que no ato da inscrição é necessário levar uma cópia da certidão de nascimento ou do documento de identidade (RG). Mais informações sobre o projeto podem ser obtidas pelos telefones 91633766, com Milena Fortes, e 91619092, com Sabrina Pereira, estagiárias do projeto.                 

Seção: Notícias