Um dos ícones dos bastidores da radiofonia pelotense e verdadeiro arquivo vivo da música popular brasileira, o programador Paulo de Oliveira Mancini completou 80 anos no último domingo(13). A data foi comemorada na noite desta segunda-feira (14) em jantar-surpresa numa churrascaria da cidade, com a presença de cerca de cem participantes, entre amigos e colegas.
Amante da boa música, mas sempre atento aos ritmos e estilos que atendem aos diversos gostos e predileções, Mancini vem do tempo em que os discos eram de 78 rotações e as agulhas eram de fato agulhas. Ele passou pelo compacto simples, depois o duplo, pelo disco de 45 rotações, até chegar à era dos long-plays (LPs) de dez polegadas e aos atuais CDs.
Sua carreira de programador começou na rádio Pelotense há mais de 60 anos, onde atuou por 23 anos e, depois de um período de cinco anos na rádio Tupanci, por mais sete. Mancini atua na rádio Federal FM da UFPel desde sua fundação, em junho de 1980, onde faz a programação musical diária da emissora. Ele orgulha-se te ter ajudado a comprar o acervo de LPs da rádio, que cuida como relíquias até os dias de hoje. São cinco mil unidades adquiridas diretamente junto às gravadoras em Porto Alegre e arquivadas metodicamente em armários.
Sua predileção é por música instrumental, que costuma ouvir em CDs, mas ele sabe respeitar o gosto do ouvinte, pois, como costuma dizer “programador preconceituoso não sobrevive”. O gosto pela música vem da infância e tem a influência do pai, que como militar e mestre de bandas, tocou em orquestras e bandas de Pelotas de cidades da região.
Perfil
Casado em segundas núpcias com Vera Maria Escobar Mancini, com quem vive há mais de 20 anos, Paulo é uma pessoa terna e educada, que faz amigos com facilidade e é incapaz de qualquer destempero ou agressividade. Nada é capaz de tirar a sua serenidade. Bem-humorado, faz questão de se mostrar moderno e atualizado, assimilando com facilidade as novas tecnologias, como é o caso do computador que hoje utiliza para fazer a seleção musical da Federal FM, cujo estilo a tornou uma das mais ouvidas no segmento das emissoras de freqüência modulada na região.
Mancini usa as longas caminhadas para manter a forma e costuma reciclar forças e energias através do contato com a natureza, seja apreciando as belezas da Lagoa dos Patos, no Laranjal, ou cultivando plantas ornamentais e hortaliças. Com esta forma tranqüila de encarar a vida, parece preparado a enfrentar com alegria e saúde os anos que Deus lhe conceder.