Aula inaugural do pós em Filosofia é nesta segunda(14)

10 de Abril de 2008

Será realizada, nesta segunda-feira(14), às 19h, a aula inaugural do Programa de Pós-Graduação em Filosofia da UFPel. A conferência, cujo título é “A atualidade da Filosofia Política”, será proferida pelo professor João Carlos Brum Torres. O local é  campus das Ciências Sociais, auditório do primeiro andar, na rua Alberto Rosa, 154. O palestrante possui graduação em Filosofia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1967), em Direito pela mesma Universidade (1968), mestrado no Departement de Philosophie - Université de Paris XIII (Paris-Nord) (1974) e doutorado em Ciências Humanas pela Universidade de São Paulo (1985).

Torres é professor titular aposentado da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, exercendo, atualmente,  as funções de professor colaborador na mesma instituição. Como professor e pesquisador na área da filosofia, trabalhou por longo tempo em temas de filosofia política e, no período mais recente, sobre a filosofia teórica de Kant, notadamente sobre a teoria da cognição intuitiva. Focos principais de seu interesse são, no âmbito da filosofia prática, as filosofias de Rousseau, Kant, Hegel, Marx e as questões temáticas inerentes às teorias da representação política, da fundação constitucional e da democracia; mais recentemente, também passaram a fazer parte de seus interesses de pesquisa os impactos que o progresso científico-tecnológico (especialmente na área da genética) tem sobre os parâmetros básicos das relações do homem com a natureza, bem como as revisões do pensamento metafísico e ético que se tornam forçosas em função de tal progresso.

No âmbito da filosofia teórica, sua pesquisa mais recente tem por objeto a teoria kantiana da percepção e da cognição intuitiva em geral, consideradas à luz das teorias contemporâneas da referência indexical, do pensamento ‘de re’ e da discussão recente sobre os ‘conteúdos não-conceituais’. Foi por três vezes bolsista de pesquisa do CNPQ (08/85 a 07/87, 08/88 a 07/90 e 04/92/ a 03/94). Exerceu também o cargo de Secretário de Estado da Coordenação e Planejamento no Governo do Estado do Rio Grande do Sul por dois períodos administrativos (1995-1998 e 2003-2006).